O sistema de autenticação de documentos ainda inferniza a vida dos caixas no Itaú. Apesar de prometer a regularização dos procedimentos para inclusão da operação de soma nas fitas de caixa, bem como da inclusão da mesma quando for necessário imprimir uma cópia, em maio de 2011, o ‘novo’ sistema ainda apresenta instabilidade. A calculadora, por exemplo, desaparece quando o sistema cai; ao reiniciar, fica indisponível. “Quer dizer, fica impossível encontrar as possíveis diferenças. O que gera muita insatisfação e até prejuízos aos caixas”, avalia o diretor do Sindicato, Samuel Nicolette.
O problema será apresentado, segundo o diretor Samuel, na reunião da Comissão de Organização dos Empregados (COE), que se reúne nesta terça-feira, dia 6. “Vamos rediscutir o problema com os dirigentes sindicais e, posteriormente, cobrar uma solução definitiva do Itaú. Afinal, na rodada de negociação realizada no dia 27 de abril do ano passado, quando o Banco prometeu resolver o problema, o calendário de regularização do sistema de caixa previa, inicialmente, o retorno das funções 901 e 902 (acesso a calculadora separada da operação de autenticação) e, no mês seguinte, da função 417 que dá acesso ao conjunto da movimentação de operações do dia. Mas, o problema da fita de caixa persiste”, observa o diretor do Sindicato. Segundo ele, o Itaú assumiu compromisso em regularização depois de muita pressão dos bancários; inclusive com paralisação de seis agências no Dia Nacional de Luta (19 de abril de 2011). “Não descartamos novas jornadas de luta, se o Itaú insistir em não oferecer condições dignas de trabalho. Aliás, não bastasse o problema da fita, faltam caixas e tem até gerente operacional desempenhando a função, quase que diariamente”, avisa Samuel.
Lucro e demissão
O Itaú com o seu “Jeito de Fazer” só pensa em reduzir custos e postos de trabalho e alavancar os lucros. Resultado: fita de caixa problemática, 13.595 demissões desde abril de 2011 e lucro de R$ 10,102 bilhões nos nove primeiros meses deste ano.
Rodada: horário estendido
Os sindicatos retomam as negociações específicas com o Itaú na tarde desta terça-feira; no período da manhã, reunião da COE, citada acima. Na pauta da rodada, horário de atendimento nas agências, mais conhecido por horário estendido.
Consulta sobre novo horário
Lançada na semana passada, a consulta sobre o novo horário continua sendo realizada pelos diretores do Sindicato. Implantado em 12 agências de Campinas e em duas de Sumaré, desde o último dia 29, o novo horário é alternado: em metade das agências o atendimento será das 8h às 16h; na outra metade, das 10h às 18h.
Participe. O Sindicato quer saber a sua opinião. A consulta tem três perguntas, versando sobre o impacto do novo horário na vida do bancário, se atende suas necessidades e quadro de pessoal.
07/11/2012
Pane no sistema da fita de caixa resulta em perda de dados, no Itaú
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