O diretor de Cultura, Gente e Relações de Trabalho do Itaú, Marcelo Orticelli, concordou em equacionar os problemas originados com a implantação do novo horário de atendimento em 450 agências no país, o chamado horário estendido, diferenciado, em vigor deste outubro último. O compromisso foi assumido no último dia 28 durante reunião com os sindicatos realizada na sede da Federação dos Bancários de SP e MS, que contou com a participação do presidente Jeferson Boava, do vice Mauri Sérgio e do presidente da Federação, Davi Zaia.
O diretor do Itaú, Orticelli, que esteve acompanhado do superintendente de Relações Sindicais, Marco Aurélio de Oliveira, e do gerente de Relações Sindicais, Romualdo Garbos, disse que os funcionários prejudicados com o novo horário podem ser transferidos para outras unidades com horário convencional, e que não existe nenhum impedimento. Na verdade, o diretor do Itaú reafirmou compromisso assumido com os sindicatos, em reunião realizada no dia 6 de novembro (veja matéria na edição nº 1.360). “Ressaltamos, no entanto, que a transferência ocorra imediatamente, sem maiores prejuízos aos funcionários atingidos, sem constrangimentos; sejam das áreas operacional ou comercial”, destaca o vice Mauri Sérgio. Segundo ele, o Sindicato manifestou posição contrária ao horário estendido (em vigor em 22 agências de Campinas, Americana, Indaiatuba e Sumaré) e reivindicou a implantação do horário de atendimento no período das 9h às 17h, com criação de dois turnos de trabalho. “Diga-se, de passagem, uma reivindicação histórica do movimento sindical bancário”, frisa o vice-presidente do Sindicato.
Mauri Sérgio destaca ainda que os sindicatos apontaram vários problemas em decorrência do novo horário; entre eles, a segurança na abertura mais cedo ou fechamento mais tarde das agências, a falta de transparência na comunicação sobre o processo de transferência dos atingidos e a prorrogação da jornada. “Aproveitamos a oportunidade e cobramos o fim efetivo das demissões e melhores condições de trabalho. O quadro atual é péssimo, assustador, com bancários adoecidos em função do ritmo de trabalho, da falta de funcionários. Inclusive denunciamos o acúmulo de funções, com gerentes operacionais desempenhando a função de caixa, quase que diariamente”, observa o vice-presidente do Sindicato.
Novo horário
8h às 16h: Em Campinas, Jardim Flamboyant, Norte-Sul, Castelo, Nova Glicério, Jardim do Trevo e Barão Geraldo. Em Sumaré, agência Sumaré. Em Americana, Rua Iacanga e Campos Salles.
8h às 15h: Em Indaiatuba, Vila Sfeir.
10h às 18h: Em Campinas, José Bonifácio, Jardim Proença, Jardim Chapadão, General Osório, Paulo VI e Benedito Alves. Em Indaiatuba, agência Indaiatuba.
11h às 18h: Em Americana, VL Molon e Vila Frezzarin. Em Sumaré, 7 de Setembro.
12 às 20h: shoppings Iguatemi e D. Pedro: das 12 às 20h; sendo que das 12h às 17h, atendimento ao público; das 17h às 20h, apenas clientes.
03/12/2012
Itaú concorda em fazer ajustes pontuais
Horário Diferenciado