15 49.0138 8.38624 arrow 0 arrow 0 4000 1 0 horizontal https://www.sindicatocp.org.br 100 0 1
theme-sticky-logo-alt

O
debate na mesa temática de Remuneração com o Banco do Brasil, realizada no último dia 29, se concentrou nos seguintes pontos: possibilidade de formatação do novo plano, interstício, piso salarial e promoção por mérito e antiguidade. A diretora do sindicato, Elisa Ferreira, participou da mesa.
Os representantes do banco se comprometeram em fornecer dados sobre os números dos postos efetivos, caixas e comissionados. Com base nesses números os sindicatos poderão apresentar uma proposta para implantação do novo PCCS. Quanto à valorização do piso, que deve ter como referência o calculado pelo Dieese (hoje em torno de R$ 2 mil) e interstícios, o BB alegou dificuldades em função dos tetos estabelecidos pelo Dest (Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais). No que se refere à jornada de 6h, os sindicatos lembraram que o banco tem prazo para apresentar uma proposta até 30 de junho.
Nova reunião – A mesa de Remuneração volta se reunir no próximo dia 25.

Mesa permanente
Na reunião da mesa permanente, realizada no último dia 28, poucos avanços; o principal deles, a criação do Comitê de Ética Nacional, a partir da instalação de uma gerência de Divisão dentro da Vipes/Diref. Essa gerência inclusive está elaborando normativos e treinamentos específicos aos funcionários que comporão os comitês regionais. Cada um deles terá cinco integrantes: quatro indicados por gerências regionais (GEPES, Super, Ajure e CSL/CSO), e um eleito pelos funcionários com o acompanhamento dos sindicatos. Os comitês devem ser instalados até 31 de agosto.
Plano odontológico – Descaso total. Até o momento nada foi implantado. Cabe lembrar que em março último, o presidente do BB, Aldemir Bendini, prometeu publicamente (via chat) solução em 60 dias. O prazo termina nesta sexta, dia 7. Com a palavra, o autodenominado “Dida”.
Contratação – Os sindicatos cobraram que a contratação de mais funcionários seja efetuada rapidamente. Esse ponto integra o acordo negociado e fechado no ano passado. Serão 10 mil novos postos de trabalho até dezembro de 2011.
Sesmt – Quanto ao concurso e às contratações para a constituição dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), o banco informou que está finalizando o levantamento dos funcionários da carreira administrativa aptos a participarem de uma seleção interna. A partir daí, serão estabelecidas as vagas a serem ofertadas em concurso externo.
Centrais clandestinas – Os sindicatos denunciaram a criação de centrais clandestinas de crédito em várias regiões do país. Essas centrais usam mão-de-obra de funcionários de agências, que são transferidos por alguns dias para a Gerev, deixando suas unidades de origem desfalcadas. O banco assumiu compromisso em apurar a denúncia.
Reestruturação e BB 2.0
Esse ponto será tratado exclusivamente na próxima reunião da mesa, que deve ocorrer neste dia 5, quarta-feira.

Foto: Guina

BB