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Segundo o banco, serão fechadas 128 agências físicas, das quais 117 serão realocadas como digitais. Todas elas são, de acordo com a Caixa, unidades com menor volume de transações, clientes e participação financeira em unidades digitais.
Ainda de acordo com o que foi apresentado, a reestruturação aumentará o número de agências digitais das 60 que possui atualmente para 177. O banco subsidia o plano na informação de que, atualmente, 43% das transações na Caixa já são realizadas de forma digital.
“É importante que o banco se modernize, porém não podemos nos esquecer da vocação da Caixa, que é o atendimento social. Certamente é o banco com maior percentual de atendimento físico do Brasil”, analisa o diretor do Sindicato, Marcelo Lopes de Lima.
Para ele, a Caixa deve assumir o compromisso de não prejudicar os trabalhadores com a mudança. Da mesma forma, é extremamente importante a participação da representação no processo.
“Quanto a reestruturação é fundamental que as entidades representativas possam acompanhar as mudanças e o impacto delas para os bancários e bancárias atingidos, tanto os que irão para as novas agências digitais, quanto aqueles que serão realocados para unidades próximas. A nossa maior preocupação é que ninguém sofra com grandes deslocamentos ou com a perda de remuneração.”
Ele lembra ainda que a Caixa já passa por um processo de mudança, focada na melhoria do atendimento social e que seria positivo aguardar por resultados antes de anunciar uma reestruturação. “O primeiro processo para melhorar a qualidade desse atendimento social está sendo o cadastramento biométrico dos beneficiários de programas do Governo, mas não podemos tirar uma conclusão sem ter dados precisos sobre o impacto dessa medida no atendimento presencial”.
O que diz a Caixa
Os dados apresentados pelo banco mostram que 1.009 empregadas e empregados trabalham nas 128 agências que serão atingidas. A Caixa promete que aqueles que não forem transferidos para as 117 unidades digitais, reforçarão as equipes de agências físicas próximas ao seu local atual de lotação.
O banco garantiu que não haverá necessidade grande deslocamento para o novo local de lotação e que este será sempre no mesmo município. A Caixa disse ainda que tem a intenção de expandir sua atuação nas cidades e localidades mais populosas, com mais de 40 mil habitantes, garantindo sua presença em todas as microrregiões do país.
Nos próximos dias a Caixa deve ser reunir com os superintendes regionais e os gerentes gerais. Em seguida, fornecerá os dados e a lista das unidades a serem atingidas, e o regramento da transição para que as representações dos trabalhadores possam acompanhar o processo.
Vale lembrar que a reunião foi agendada após a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em nome do Sindicato, enviar um ofício à Caixa Econômica Federal demonstrando preocupação com boatos sobre uma reestruturação no banco.
“Importante neste momento é que o trabalhador saiba que o Sindicato está atento a reestruturação e que ele pode falar com a gente caso tenha alguma dúvida”, destaca Marcelo. O telefone do atendimento é o 19 9966-0276.