Itaú e Unibanco não concordaram em formalizar qualquer compromisso que assegure garantia de emprego e direitos durante o processo de fusão das duas instituições. A recusa foi manifestada na segunda rodada de negociação com as Comissões de Organização dos Empregados (COE), realizada no último dia 9.
Os dois bancos, no entanto, aceitaram algumas das 15 reivindicações apresentadas pelas Comissões e que foram aprovadas no Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais, realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro.  Entre as reivindicações atendidas, cabe destacar a suspensão de novas contratações, inclusive de estagiários, e o Programa Menor Aprendiz.
Os negociadores do Itaú e Unibanco afirmaram também que existe a possibilidade de efetivar alguns estagiários. Outro ponto a destacar é a criação de um centro de realocação para os funcionários excedentes nas áreas em que haja sobreposição dentro das duas instituições.
No que se refere a criação de um programa de antecipação de aposentadoria (não seria um PDV), os negociadores disseram que é uma possibilidade, mas ainda não tem nenhum estudo. Indagados sobre os 18 grupos criados para diagnosticar as diversas áreas dos dois bancos, os negociadores disseram que não haverá transferência de serviços, nem de funcionários (entre os bancos) antes da conclusão dos trabalhos. Para o diretor do nosso sindicato e integrante da COE Itaú, Mauri Sérgio, “os bancários têm demonstrado sensibilidade na busca de soluções que assegurem uma fusão dentro da normalidade, com preservação do emprego. Mas a direção do Itaú Unibanco Holdingnão tem demonstrado a mesma sensibilidade, uma vez que se recusa em formalizar a garantia de emprego e direitos”.

Dia de Luta

Nesta quarta-feira, dia 17, será lançada em todo o país a campanha unificada, que terá como
eixos centrais a “Garantia de Emprego” e a “Manutenção de direitos”. Em Campinas o sindicato realizará manifestações nas agências do Itaú e Unibanco. Participe. Só com mobilização será possível garantir emprego e direitos.