Nossa Caixa: dias parados

E

m negociação entre o Comando dos Funcionários e a diretoria de Gestão de Pessoas da Nossa Caixa, realizada no último dia 12, ficou definido que os funcionários podem optar em utilizar o saldo do Banco de Horas para compensar os dias parados, na proporção de 1,5 hora por 1 hora de greve. Essa opção, claro, dever ter a anuência do bancário e não imposta pelos gestores. A outra opção, como prevê o acordo da categoria, é o trabalho extra (2 horas por dias) até o dia 15 de dezembro. “É importante destacar, neste ponto, que os dias parados não podem ser tratados de forma punitiva. O trabalhador exerceu o seu direito, lutou por melhores condições de trabalho e ponto final. Quem fez greve não pode ser penalizado, punido no processo de compensação”, avalia o vice-presidente do nosso sindicato, Jeferson Rubens Boava.

No que se refere ainda sobre o Banco de Horas, o Comando observou que o pagamento das extras (não compensadas no prazo estabelecido) deve seguir o MIP (Manual de Instruções e Procedimentos). “O que não ocorre hoje”, destaca o vice-presidente, que participou da negociação entre o Comando e a Nossa Caixa.
Quanto aos caixas eventuais, o Comando contestou a forma de compensação e pagamento da gratificação durante a greve. A Nossa Caixa assumiu compromisso em reavaliar a questão. O Comando cobrou também uma revisão da situação dos caixas eventuais, dado que a maioria já exerce a eventualidade a mais de um ano. Para o vice-presidente Jeferson “o eventual virou permanente e isso é inaceitável”.
Na negociação discutiu-se também o assédio moral. O Comando vai elaborar uma proposta, a ser implantada através de um canal que irá tratar dos problemas em cada local, seja no Comitê de Ética ou ainda em outro fórum a ser criado.
Transferência: A Nossa Caixa adiantou que está fazendo um levantamento para alocar melhor os funcionários próximos da residência, porém respeitando os interesses da agência. A Nossa Caixa anunciou ainda a abertura de processo para seleção de gerente de segmento.
Reajuste: Após negociação, a Nossa Caixa reajustou em 10% o salário de 160 funcionários, que recebiam um pouco acima de R$ 2.500,00 (teto para o citado reajuste), em conformidade ao PCS.
Denuncie: Qualquer problema seja sobre a compensação ou Banco de Horas, por exemplo, deve ser denunciado ao sindicato.