O presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues, e o diretor de Imprensa, Cristiano Meibach, participaram do XXVII Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, promovido pela Anapar, nos dias 28 e 29 de maio, em Belo Horizonte (MG).
O evento reuniu representantes de entidades de todo o país para debater os desafios da previdência complementar fechada e construir estratégias de defesa dos direitos dos trabalhadores participantes e assistidos dos fundos de pensão.
“Os fundos de pensão são uma importante conquista da classe trabalhadora e eventos como o Fórum contribuem para soluções que envolvem a gestão, a governança e a sustentabilidade desses planos”, destacou Lourival Rodrigues.
Realizado no auditório da Faculdade de Direito da UFMG, o congresso contou com uma extensa programação voltada à análise de conjuntura política e econômica, ao fortalecimento da previdência complementar como direito social, à agenda regulatória do setor e aos desafios futuros enfrentados pelas entidades representativas dos participantes.
Para o diretor de imprensa, Cristiano Meibach, a participação do Sindicato em espaços como esse é fundamental para acompanhar os debates que impactam diretamente os bancários da ativa e aposentados participantes dos planos.
“Durante o congresso também foram debatidas propostas para o fortalecimento da atuação da Anapar, além de iniciativas voltadas à ampliação da mobilização dos participantes diante dos desafios regulatórios e das constantes tentativas de redução de direitos”, conta.
O Sindicato reafirma seu compromisso com a defesa da previdência complementar, da participação dos trabalhadores na gestão dos fundos de pensão e da construção de políticas que garantam segurança e qualidade de vida aos participantes e aposentados.