Sindicato dos Bancários de Campinas e Região

O Sindicato renovou em 2026 parceria com a PUC Campinas que assegura acolhimento em saúde mental gratuito para bancários e bancárias. A iniciativa, iniciada em agosto de 2024, garante escuta qualificada a trabalhadores que enfrentam situações de violência e sobrecarga no ambiente de trabalho.

 “O desgaste mental no setor bancário é uma realidade. Ao garantir acolhimento especializado, o Sindicato amplia a proteção ao trabalhador e reafirma que ele não está sozinho”, afirma o diretor de Saúde, Gustavo Frias.

Intitulado “Trabalho Bancário e Desgaste Mental”, o projeto é uma parceria entre a PUC-Campinas, o Sindicato e, mais recentemente, a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS), o que amplia a participação para os demais sindicatos da categoria da base da federação. "A continuidade do projeto reforça nosso compromisso com a saúde dos bancários", completa Frias.

Supervisão

Neste ano, o projeto será supervisionado pelas professoras Caroline Cristiane de Sousa e Heloísa Aparecida de Souza, com a participação de estudantes do 4º e 5º ano de Psicologia da PUC. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo, presenciais ou online, conforme a escolha do(a) bancário(a).

Os encontros ocorrem semanalmente ou a cada quinze dias. As sessões individuais têm duração média de uma hora, e as atividades em grupo, cerca de duas horas.

Importante destacar: o projeto não configura psicoterapia. Caso seja identificada a necessidade de acompanhamento clínico, os estagiários poderão orientar o(a) trabalhador(a) sobre encaminhamentos. Todas as informações e identidades dos participantes são mantidas sob sigilo.

 

Acesse link de inscrição clicando AQUI.

Saúde na Pauta
© 2026 Sindicato dos Bancários de Campinas e Região