
Na abertura conjunta do 40º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa, do 35º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, do 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil e do 17º Congresso dos Funcionários do Banco da Amazônia, realizada em São Paulo, nesta quinta (21/08), os bancários destacaram importância da luta pela soberania e em defesa dos bancos públicos.
A presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, destacou, como uma síntese do evento, a unidade da classe trabalhadora como ferramenta fundamental. “Este é um momento de reafirmar essa unidade, que não é só dos bancários e das bancárias, é de toda a classe trabalhadora.”
“Por isso, abrimos nossos congressos reafirmando nosso compromisso inegociável com o povo brasileiro, na defesa dos bancos públicos, das empresas públicas, na defesa da Democracia, na defesa de nossa soberania”, afirmou.
Segundo Juvandia, a escolha do tema dos congressos – “O futuro que queremos – Justo, sustentável, inclusivo e democrático” reflete justamente os desafios atuais. “Estamos em um momento decisivo, não à toa escolhemos falar de futuro, porque o futuro é o que estamos fazendo agora”.

Sindicato participa ativamente dos debates
Diretores e delegados do Sindicato estiveram presentes neste primeiro dia dos Congressos Nacionais. A secretária-geral do Sindicato, Maria Aparecida da Silva (a Cida), esteve presente na mesa de abertura, como representante da corrente política Unidade.
Ela aproveitou sua fala para defender o fortalecimento dos bancos públicos e a igualdade de direitos para todos os trabalhadores do setor. “Reafirmamos nossa histórica bandeira de luta em defesa dos bancos públicos e seguimos firmes na luta pelos direitos de todos os bancários oriundos de instituições incorporadas pelo Banco do Brasil, principalmente do BESC, que mesmo após 16 anos de integração ainda não possuem os mesmos direitos dos funcionários do Banco do Brasil”, afirmou.
Os Congressos seguem com programação nesta sexta-feira (22/08), quando também ocorrem os encontros dos bancos privados.

