
O primeiro dia da Conferência Interestadual dos Bancários, realizada em Marília, foi encerrado nesta quarta-feira (02/07), com uma série de encontros segmentados por bancos — Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Mercantil.
A proposta foi promover o compartilhamento de informações sobre a rotina de trabalho dos bancários de cada instituição, subsidiando o movimento sindical na definição de propostas e estratégias de enfrentamento que serão posteriormente debatidas na Campanha Nacional.
A Conferência reúne cerca de 200 dirigentes sindicais, de 22 entidades da base da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS) e é preparatória para o encontro nacional, em agosto.
Ao longo deste primeiro dia, os debates também incluíram questões ligadas à saúde suplementar. A especialista da Sharp Class, Luciana Moreira, ministrou o curso ANS da Regulação aos Custos e à Contratualização na Saúde Suplementar, com foco nos planos de saúde contratados pelos bancos e de autogestão.
“Optamos por organizar essa formação voltado aos planos de saúde. A Federação contratou uma assessoria especializada para tratar de temas como dificuldades de credenciamento, reembolso e os principais problemas enfrentados atualmente na saúde complementar”, explica Ana Stela Alves de Lima, vice-presidente do Sindicato e da Feeb-SP/MS.
“Estamos em Marília, unidos para construir, com base na realidade dos bancários, uma campanha forte e representativa”, destaca o presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues.
Futuro da categoria
A programação da Conferência continua nesta quinta-feira, 3 de julho, com discussões sobre tecnologia, democracia, relações de trabalho, novas formas de mobilização e os impactos das transformações do setor financeiro sobre o futuro da categoria. Ao final, serão definidas e consolidadas as propostas que a FEEB SP/MS levará à Conferência Nacional dos Bancários.







