
O movimento sindical bancário, representantes dos bancos e do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) se reuniram na tarde desta quinta-feira (5/6), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), para realizarem mais um passo na construção do 4º Censo da Diversidade.
O grupo de trabalho (GT) que atua na realização do censo foi estabelecido na última sexta-feira (30), durante a mesa “Negociação Nacional Bancária sobre Diversidade, Inclusão e Pertencimento”.
O Censo é importante ferramenta para apontar o perfil da categoria bancária e, assim, desenvolver de forma mais eficiente as reivindicações dos Sindicatos nas mesas de negociação com os bancos. Essa será a quarta edição da pesquisa – realizada anteriormente nos anos de 2008, 2014 e 2019.
Cronograma
No cronograma apresentado, o primeiro “teste” para o censo deve ser apresentado em agosto, pela Ceert, ao movimento sindical e à Fenaban. Já a coleta de dados deve começar na terceira semana de setembro, com a divulgação dos resultados em fevereiro de 2026.

