
A atividade contou com a presença de diretores e funcionários do Sindicato e de outras entidades sindicais e representativas de Campinas e região. Durante o ato, os participantes entregaram para um representante do INSS uma carta com reinvindicações e uma cesta com pepinos, simbolizando os problemas enfrentados pelos beneficiários na concessão de auxílios e aposentadorias.
Além de marcar o dia em memória das vítimas de acidentes, o objetivo foi chamar a atenção da sociedade para as dificuldades que os trabalhadores acidentados ou adoecidos estão encontrando ao buscar acesso aos benefícios previdenciários.
No início do mês, conforme reportagem do site Conjur, o TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que o INSS adotasse medidas para aprimorar a análise dos pedidos de benefícios previdenciários. A decisão foi tomada após auditoria, que apontou elevada taxa de indeferimentos indevidos nos anos de 2023 e 2024.
Material distribuído durante o ato também denuncia que, em Campinas, são comuns relatos de falta de educação e paciência com os trabalhadores durante as perícias; demora de até em 120 dias na análise de exames, laudos e documentos; ou desconsideração da CAT emitida pelo Sindicatos; entre outros pontos.
O pedido das entidades é para que os trabalhadores recebam atendimento humanizado, com urgência nas periciais e nas respostas aos beneficiários.

Importância do 28 de abril
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), via sistema eSocial, indicam que em 2023 o Brasil registrou 499.955 acidentes de trabalho, dos quais 2.888 resultaram em mortes. Além disso, o país atingiu em 2024 o maior número de afastamentos por problemas de saúde mental da última década, com mais de 470 mil benefícios concedidos, principalmente por ansiedade e depressão — um aumento de 68% em relação a 2023.
O 28 de abril foi instituído em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a data foi oficializada em 2005.
Fale com o Sindicato
Identificou alguma irregularidade envolvendo saúde e segurança no seu local de trabalho? Denuncie ao Sindicato – clique aqui. O anonimato é garantido.
Gostaria de ajuda para emitir uma CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) ou tirar dúvidas sobre afastamentos e demais questões de saúde? Entre em contato com nosso setor de atendimento e agende um horário pelo whatsapp 19 99666-0276.
Para mais informações sobre o projeto de acolhimento em saúde mental oferecido em parceria com a PUC Campinas, clique aqui.





