A partir desta quinta-feira (10/04) e até o dia 18 de maio, mulheres interessadas em aprender programação poderão inscrever-se para concorrer uma das 1.000 novas vagas para bolsa de estudo do curso “FrontEnd: minha primeira página web”. As aulas estão previstas para início em 29 de maio e término em 28 de junho.
O curso, oferecido pela escola PrograMaria, faz parte do programa “Mais mulheres na TI”, uma conquista da categoria bancária na mais recente renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
“Nesta reivindicação, conseguimos o compromisso dos bancos custearem 3.100 bolsas de estudo para que mulheres sejam capacitadas em tecnologia da informação (TI), área que mais cresce no sistema financeiro”, explica a secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fernanda Lopes. “Com o destaque que nenhuma precisa ter conhecimento prévio em TI para acessar essa oportunidade”, completou.
O curso da PrograMaria foi desenvolvido para que mulheres aprendam programação do zero, sem necessidade de conhecimento prévio. A programação está dividida em cinco módulos:
- HTML: introdução à linguagem responsável pela estrutura dos sites. As participantes aprendem a montar cabeçalhos, parágrafos, menus, imagens e links.
- CSS: estilização das páginas com mudanças de cores, fontes, tamanhos e margens, tornando a interface mais atrativa.
- JavaScript: primeiros passos com a linguagem que dá dinamismo aos sites. O foco é a criação de notificações a partir da interação com botões.
- Lógica de Programação: entendimento dos fundamentos da lógica, com destaque para a estrutura condicional “if”, essencial para o funcionamento correto de funções.
- Dicas de Carreira: ao final, o curso oferece orientações para continuidade nos estudos e relatos inspiradores de profissionais da área de Front-End.
- Link para inscrever-se o curso “FronteEnd: minha primeira página web” – somente a partir do dia 10/4
Conquista CCT 2024-2026
Esta é a segunda fase programa “Mais mulheres na TI”, para a qual duas escolas foram contratadas pelos bancos para a concessão de bolsas, conforme compromisso fechado com a categoria bancária na CCT atualizada em 2024.
Nesta proposta, foram estabelecidas a concessão de 3.100 bolsas, sendo 3.000 pela escola PrograMaria e 100 pela escola Laboratória.
Na primeira fase para a seleção, que ocorreu em março, a procura excedeu às expectativas. Segundo a Laboratória, foram 4.756 inscrições recebidas. Já a escola PrograMaria destacou que a busca por inscrições às 1.000 vagas da primeira fase superou em 295% a expectativa. (Com informações:: Contraf CUT)