
O evento, realizado pela Contraf-CUT em formato híbrido, teve como tema “SAÚDE É DOS TRABALHADORES – Empoderar os sindicatos, enquadrar as empresas, dever do Estado” e teve como objetivo ampliar o debate sobre as condições de trabalho e a atuação sindical na defesa da saúde dos trabalhadores.
Além disso, buscou reforçar o papel fundamental dos sindicatos na fiscalização das condições de trabalho e na luta por um ambiente saudável e seguro. Para o diretor do Sindicato, Gustavo Frias, o conteúdo foi bastante enriquecedor. “Incluindo a palestra da médica e pesquisadora da Fundacentro, Dra. Maria Maeno, que, além das propostas para a Conferência Nacional, abordou outros temas relevantes para a proteção à saúde dos trabalhadores do país”, afirmou.

Durante o evento, os participantes discutiram propostas a serem apresentadas na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com três principais diretrizes:
- Criar o SINAST (Sistema Nacional de Saúde do Trabalhador);
- Fortalecer as ações de Saúde do Trabalhador no SUS;
- Incluir os sindicatos na vigilância em saúde do trabalhador, além do controle social.
Ministério da Saúde
Entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025, ocorrerá a etapa nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.
Organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovido pelo Ministério da Saúde, o evento tem o objetivo de debater, propor e deliberar ações e diretrizes para fortalecer políticas públicas que garantam o acesso à saúde no SUS.
Diversos eventos preparatórios serão realizados nos próximos meses para a CNSTT 2025. Na etapa municipal da região de Campinas, o Sindicato terá a participação dos diretores Gustavo e Marcelo Lopes de Lima.