
Na programação, o dirigente do Sindicato Marcelo Lopes de Lima fez uma exposição, abordando os impactos das tecnologias no setor bancário, enquanto o professor Hugo Dias (Instituto de Economia da UNICAMP) apresentou uma análise dessas ferramentas no mercado de trabalho em geral.
Os delegados presentes também acompanharam uma apresentação do departamento jurídico do Sindicato, que detalhou as ações em andamento envolvendo o Banco do Brasil e a Caixa. Posteriormente, cada grupo abordou questões específicas da realidade de seu banco.
“Além das discussões sobre temas atuais, o encontro foi uma oportunidade para apresentar aos novos delegados um panorama da história do Sindicato e do movimento sindical bancário, reafirmando o compromisso com a luta pelos direitos da categoria”, destaca o presidente Lourival Rodrigues.

Papel fundamental
Vale lembrar que o delegado sindical desempenha um papel fundamental na organização dos trabalhadores, sendo uma extensão do Sindicato nas agências e um canal direto de comunicação entre a base e a entidade.
No Banco do Brasil, os funcionários elegeram 10 delegados sindicais para um mandato de um ano, iniciado em 2 de janeiro de 2024. Na Caixa, foram eleitos 34 novos delegados, com mandato de dois anos, vigente de 7 de dezembro de 2024 a 6 de dezembro de 2026.