
Integrantes do movimento sindical bancários de todo o País participaram na última sexta-feira (14/03) do Seminário Nacional Campanha Santander, conduzido por membros do Comando Nacional dos Bancários, da Comissão de Organização (COE/Santander) e de um Grupo de Trabalho do Comando Nacional dos Bancários.
O objetivo foi sintetizar ações no campo jurídico, institucional e internacional da campanha de mídia lançada no dia 25 de fevereiro. Ela aborda conteúdos relacionados ao atual cenário pelo qual passam os funcionários do Banco Santander Brasil, como o elevado volume de demissões, fechamento de agências e ataques aos direitos dos trabalhadores.
No encontro, houve apresentação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre o balanço financeiro do banco e os impactos para trabalhadores e clientes. Também foram debatidas iniciativas jurídicas e sindicais para enfrentar os desafios do funcionalismo.
Letícia Françoso, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) na Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander), participou do Seminário e chamou para a importância da participação de todos na campanha. “Uma vez que essa temática foi definida em mesa de negociação é importante que o bancário saiba que as nossas ações não param e que estamos atentos na defesa dos direitos”, defende Letícia.
A atividade faz parte das mobilizações do movimento sindical para a defesa dos direitos e do emprego no setor bancário. (Com informações Feeb-SP/MS)