
O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região sediou, nesta terça-feira (18), um encontro de dirigentes sindicais da Feeb-SP/MS para debater o futuro do Saúde Caixa e a atual situação do plano.
A ação faz referência a mobilização nacional “Queremos Saúde, Caixa”, iniciada no mês passado pelo movimento sindical bancário, com o objetivo de cobrar melhorias na rede credenciada e discutir a revisão do teto de custeio imposto no estatuto do banco.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues, e pelo presidente da Feeb-SP/MS, David Zaia, que destacaram a importância da mobilização sindical em defesa do plano de saúde e agradeceram a presença dos participantes. O dirigente Gabriel Musso apresentou um panorama sobre o Saúde Caixa, contextualizando sua situação atual e refletindo sobre sua sustentabilidade ao longo dos anos.
Ele reforçou o compromisso da categoria em defender uma das maiores conquistas dos empregados da Caixa.
Sindicatos convocam adesão a abaixo-assinado

Como parte da mobilização nacional, o Sindicato convoca os bancários a participarem, de 17 a 21 de março, do abaixo-assinado disponibilizado pela Contraf-CUT, intitulado “Saúde Caixa – 300 Mil Vidas Pedem Atenção”.
O documento é direcionado ao presidente da Caixa, Carlos Vieira, e reivindica melhorias no atendimento aos beneficiários, especialmente na ampliação da equipe responsável pela administração do plano de saúde.
A campanha nacional em defesa do Saúde Caixa continuará promovendo ações ao longo de 2025, reforçando sua importância e a necessidade de adequar o custeio do plano conforme prevê o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que estabelece que a Caixa arque com 70% dos custos. Atualmente, devido ao teto de custeio imposto pelo banco, os empregados estão pagando quase 50% das despesas.