
Durante a reunião, o Itaú apresentou um histórico das negociações do PCR, enquanto os representantes sindicais destacaram as perdas acumuladas ao longo dos anos, especialmente em relação ao reajuste da categoria e ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
De acordo com a COE, o reajuste deveria refletir a isenção fiscal aplicada à Participação nos Lucros e Resultados (PLR) do banco, garantindo um aumento mais justo. O Itaú, por sua vez, afirmou que os valores foram definidos em negociações anteriores e não reconheceu perdas para os trabalhadores. O tema seguirá em debate.
Outro ponto de destaque foi a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) do GERA, programa de gestão e avaliação de desempenho dos funcionários. A COE apresentou ao Itaú uma série de falhas e dificuldades enfrentadas pelos bancários e cobrou soluções imediatas. Recorde matéria do Sindicato sobre falhas no Gera.
Grupo de Saúde
No encontro, também o Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú se reuniu com o banco para discutir problemas nos atendimentos das clínicas terceirizadas (que não afeta a base do Sindicato), além da confiabilidade do ombudsman e outras medidas contra assédio.
O GT de Saúde levou ao banco relatos de demissões de bancários após denúncias ao ombudsman (canal oficial para tal prática), reforçando o quanto esse cenário gera insegurança entre os trabalhadores.
Para o Sindicato, é fundamental o acolhimento aos bancários em situação de afastamento, além de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso. “Por isso, seguiremos monitorando essas questões e pressionando o Itaú por avanços “, diz Daniele Miyachiro.
Ainda no encontro, o Itaú apresentou seu Guia de Orientação para o combate e prevenção aos assédios moral e sexual e à discriminação nos locais de trabalho. O material consiste em cursos obrigatórios para todos os funcionários, com atualizações anuais, e inclui vídeos e uma cartilha explicativa.
Também discutiu-se no evento o parcelamento de dívidas para bancários afastados. O banco se comprometeu a trazer novas respostas na próxima reunião.