Funcionários conquistam maior PLR da história do Mercantil, mas luta por respeito continua

As funcionárias e os funcionários do banco Mercantil receberam, nesta terça-feira (25/02), a maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR) já paga pelo banco em toda sua história.
O resultado expressivo reflete anos de mobilização do movimento sindical, garantindo conquistas importantes que precisam ser respeitadas – os funcionários demitidos receberão a PLR dia 28/02.
“É inegável que os resultados históricos do banco só foram possíveis graças ao trabalho dedicado das bancárias e bancários. Mas é fundamental reforçar: o reconhecimento financeiro precisa vir acompanhado de respeito”, avalia a diretora do Sindicato, Maria Aparecida da Silva (Cida), representante da Feeb SP/MS.
“Infelizmente, ainda recebemos denúncias de assédio moral e ameaças constantes de demissão em algumas unidades. Essa prática é inaceitável. Continuaremos firmes na luta por um ambiente de trabalho seguro, saudável e livre de qualquer forma de pressão abusiva”
PLR está assegura na CCT
Desde 1995, a PLR está assegurada na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, beneficiando bancárias e bancários em todo o país. No Mercantil, o programa próprio de PLR foi implementado em 2007 e, desde então, vem sendo aprimorado em negociações com o movimento sindical, oferecendo condições cada vez mais vantajosas.
O programa também assegura o pagamento proporcional aos trabalhadores desligados, independentemente do momento da rescisão.
O crescimento expressivo do lucro do banco, que saltou 78,7% de 2023 para 2024 e atingiu R$ 752 milhões, é fruto direto do empenho diário das equipes. Contudo, apesar do recorde, as condições de trabalho seguem como pauta prioritária.
(Com informações da Feeb SP/MS)