
O benefício corresponde a 1,2 salários para cada ano trabalhado. “Essa decisão representa mais um passo na luta contra a postura do Santander, que insiste em retirar direitos dos bancários e terceirizar a categoria para reduzir custos, apesar de seu lucro bilionário”, afirma a diretora do Sindicato, Patrícia Bassanin.
A ação coletiva foi movida em 2017 justamente para garantir a gratificação a todos os trabalhadores da base territorial do Sindicato. Isso porque o banco fazia o pagamento de forma aleatória, alegando que concedia o benefício a alguns funcionários por mera liberalidade, sem obrigação legal.
No entanto, a Justiça reconheceu que essa prática feria o princípio da isonomia e da não discriminação, determinando que todos os bancários na mesma situação têm direito ao pagamento.
“O processo transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso ao banco. Agora, iremos iniciar a fase de execução da ação para garantir o pagamento aos trabalhadores que têm direito”, explica o advogado Fernando Hirsch, do departamento jurídico do Sindicato.
Quem pode receber?
Se você trabalhou no Santander por mais de 10 anos e foi demitido sem justa causa a partir de novembro de 2015, entre em contato com o departamento jurídico do Sindicato para mais informações e para tomar as providências necessárias.
Dúvidas ou envio de documentos podem ser feitos pelo e-mail: gratificacaoespecialsindcps@lbs.adv.br
O Sindicato segue firme na defesa dos direitos dos bancários!