
A ideia é que os usuários do plano acessem a sessão Fale Conosco, da Central de Atendimento do Saúde Caixa (veja passo a passo abaixo), e relatem dificuldades encontradas nos últimos meses, como a ausência de um médico especializado.
“O Saúde Caixa é uma de nossas maiores conquistas, com ampla cobertura, no entanto, nos últimos anos, começou a ter problemas e nós, usuários, devemos apontar como ele pode ser melhorado. Vamos ajudar participando e incentivando os colegas a participarem”, diz o diretor do Sindicato, Carlos Augusto Silva (o Pipoca), integrante da CEE/Caixa.
“Essa iniciativa, o “Chamadão da Caixa”, é da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), e de diversas outras entidades de representação sindical e associativas dos trabalhadores”, completa ele.
Fim do teto de custeio
Além da melhoria na rede de atendimento, o teto de custeio da Caixa com a saúde de seus empregados, estabelecido no estatuto da Caixa em até 6,5% da folha de pagamentos, impede que o banco arque com os 70% dos custos do plano de saúde, conforme definido no Acordo Coletivo específico.
Desta forma, os empregados têm arcado com quase 50% dos custos do plano, o que inviabiliza a permanência de muitos empregados no Saúde Caixa, principalmente aposentados.
Uma outra preocupação é com relação ao aumento nas mensalidades. A Caixa já sinalizou para uma majoração de 22,8% ainda este ano e até mesmo cobrança por faixa etária, o que quebraria o pacto intergeracional. A luta é pela derrubada do teto de custeio e por um Saúde Caixa de qualidade para todos.
Passo a passo para esta quinta-feira (20/02):
- Abra o site https://centralsaudecaixa.com.br/fale-conosco/
- Selecione “Reclamação”
- Se identifique
- Coloque seu contato
- Coloque a reclamação. Por exemplo:
a) “Tenho dificuldade de agendar consultas com (colocar a especialidade) aqui em (colocar o nome da cidade ou zona da regional/bairro)”;
b) “Não estou conseguindo arcar com o custo do plano. A Caixa poderia arcar com o percentual maior do custo”;
c) “O médico/hospital que me atendia deixou de atender o plano devido a problemas com o pagamento de serviços”.
Se você tiver alguma dúvida, fale com o Sindicato.
(Com informações Contraf-CUT)