
“As conquistas são resultados da mobilização dos funcionários”, destaca a diretora do Sindicato, Maria Aparecida Silva (a Cida).
Também para a coordenadora da Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, Fernanda Lopes, “as atualizações demonstram a força da organização e mobilização na Campanha Nacional 2024 e os avanços conquistados valorizam os funcionários e visam melhores condições de trabalho.”
O secretário-geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga, reafirma o cenário de ganho para os trabalhadores. “Sempre afirmamos que a mudança para as funções iniciais da rede de agência teria incremento de mais de 20%, sendo uma solução para os companheiros e companheiras que atuam nos caixas”, diz. “Agora com o anúncio dos valores e quantidades de vagas, os colegas sabem que o resultado geral da campanha foi muito superior ao reajuste da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho)”, completa.
Saiba quais são mudanças:
- Assistente de Atendimento e Negócios
Substituindo a função de Assistente de Negócios, a nova posição de Assistente de Atendimento e Negócios com jornada de 6 horas diárias e valor 22,6% maior que a anterior. O novo valor de remuneração (VR) do Assistente beneficiará mais de 9,3 mil trabalhadores, sendo priorizados os assistentes atuais e beneficiando os caixas.
- Especialista em Atendimento e Negócios
A nova função de Especialista em Atendimento e Negócios terá jornada de 8 horas diárias e um VR 23,5% maior que a dos atuais Supervisores de Atendimento, que terão prioridade de nomeação na própria agência. Serão aproximadamente 1,5 mil novas vagas em janeiro.
- Gerente de Negócios Digitais
Nos Escritórios Leves, será implementada a função de Gerente de Negócios Digitais, com VR 45% maior que dos Gerentes de Relacionamento Exclusivo.
- Valorização das redes de apoio
As funções de Assistente Operacional Júnior e Pleno terão seus VRs reajustados em 20,9% e 15,6%, respectivamente.
- Assistente de Tesouraria
Será criada a função de Assistente de Tesouraria, com VR de R$ 5.964,01.
Campanha Nacional
Fernanda Lopes lembra que a criação e os ajustes dessas funções foram uma das pautas centrais nas negociações específicas com o BB, conduzidas pela Contraf-CUT, assessorada pela CEBB, durante a Campanha Nacional 2024.
O objetivo foi garantir não apenas melhores condições de trabalho, mas também corrigir desníveis salariais e fortalecer as redes de atendimento e apoio do banco. “Essas mudanças são fundamentais para a valorização dos trabalhadores e mostram o quanto é essencial estarmos organizados e mobilizados. Ainda há muito a avançar, mas os resultados conquistados reforçam a importância de lutarmos juntos por direitos e melhores condições de trabalho”, concluiu.
(Com informações Contraf-CUT)