Diretores do Sindicato realizaram nova paralisação parcial nesta quinta-feira (12/12) em agência do Itaú, no bairro Matão, em Sumaré. O ato retardou a abertura para o público, com objetivo de denunciar as demissões no local – foram duas em menos de 15 dias.
O Sindicato denuncia a falta de comprometimento do Itaú que, em novembro, após a primeira manifestação no local, havia prometido contratar mais funcionários de 8h, que são responsáveis pela abertura e fechamento das agências.
“Ou seja, além de não cumprir a promessa de contratar, feita ao Sindicato, o Itaú demitiu a gerente uniclass, deixando a agência com a equipe muito reduzida ”, diz a diretora Simone Patette. “Com essa postura, o Itaú mostra zero respeito com os funcionários e com os clientes”, completa.
Para piorar, ao ter conhecimento de que o Sindicato estaria no local, o banco optou por não abrir sequer os caixas eletrônicos e ninguém compareceu até a agência na parte da manhã. “O Itaú não para de surpreender a gente nesses 100 anos de fundação, mas sempre negativamente”, diz a diretora Simone.
Ela esteve acompanhada também dos diretores Daniel Marcos Ortiz de Abreu e Alex Vilela Viana e do funcionário Thiago Ferreira.
Além das demissões
Além de cobrar explicações pelas demissões, a sobrecarga de trabalho e a necessidade de contratações, o Sindicato questiona reestruturação aplicada pelo Itaú, nacionalmente, que já atingiu ao menos cinco unidades de sua base territorial – incluindo a agência no Matão.
A mudança consiste em transformar agências em “espaços de negócios”, o que implica na retirada dos gerentes administrativos, líderes de tesouraria e a terceirização dos serviços de caixas eletrônicos – sem atendimento nos caixas presenciais.
Na agência de Sumaré, no final de novembro, foram retirados também os vigilantes, mesmo sem funcionamento da porta giratória, além das duas demissões. “Nossa maior preocupação é com a segurança dos bancários e da população, principalmente porque o Itaú não garante que não haverá impactos”.
Banco reafirma promessa de contratar
O banco Itaú procurou o Sindicato durante a manifestação e prometeu contratar novo agente de negócios comercial e providenciar mais um funcionário de 8 horas na agência em questão. “Em contrapartida, aceitamos liberar a abertura da agência ao meio dia, porém, por não ter nenhum funcionário disponível, ficamos no local até que os mesmos chegassem”.
O banco disse que enviará, de forma emergencial, um funcionário que dê suporte à agência e que seja de 8 horas. “Seguiremos em alerta e pressionando que o Itaú cumpra com sua palavra”.