O presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues, acompanhou nesta segunda e terça-feira (2 e 3 de dezembro) os debates promovidos durante a 6ª Conferência Regional UNI Américas Finanças. “É importante observar que os problemas enfrentados pelos trabalhadores são comuns em diversos países, e essa união é fundamental para pensarmos em um futuro com os trabalhadores organizados pra enfrentar as mudanças do mercado de trabalho”, afirmou Lourival.
Ele destacou o avanço da inteligência artificial e a eliminação de empregos no setor bancário como temas centrais. “Vimos também a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento social e a necessidade de união sindical para defender direitos, inclusão social e melhores condições de trabalho.”
Durante a conferência, foram aprovadas moções como “Sindicato para uma Economia Sustentável” e “Defesa dos Bancos Públicos”. A presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, fez um balanço do cenário global durante o evento. “Estamos em um mundo onde as economias desenvolvidas crescem pouco, elevam suas taxas de juros e protegem seus mercados, o que impacta diretamente os países emergentes”, disse.
Ela também destacou o impacto da IA no setor financeiro: “A inteligência artificial está acelerando processos nos bancos tradicionais, reduzindo postos de trabalho. Além disso, as fintechs, que não têm a mesma regulação dos bancos tradicionais, afetam nossos empregos e direitos.”
Juvandia assumiu a presidência da UNI Finanças Américas durante o evento. Tanto ela quanto Lourival Rodrigues permanecerão na Argentina até sábado (7/12) para participar de outras conferências, como a 7ª Conferência Regional da UNI Américas Mulheres, a 6ª da UNI Américas Juventude e a 6ª da UNI Américas.