Os trabalhadores cobraram novamente a distribuição linear (o mesmo percentual para todos) do 1º delta, que já havia sido solicitada em reunião realizada no último dia 15 de outubro. A Caixa, entretanto, insistiu em critérios que precisam ser alcançados e propôs na reunião desta segunda-feira seis itens, para a remuneração adicional:
1 – Certificação Agir Certo Sempre (2023) ou Agir Certo Caixa (2024);
2 – Certificação Cultura Digital;
3 – 1 curso finalizado no Coursera;
4 – 1 curso em andamento ou finalizado no Busuu (plataforma para aprendizado de línguas estrangeiras);
5 – 1 curso de iniciativa pessoal na Universidade Caixa;
6 – Participação em 1 ação do Programa Qualidade de Vida. Essa ação poderá ser desde imunização na campanha de vacinação antigripal, convênio com Gympass ativo no plano gratuito, até participação no Programa de Nutrição e Hábitos Saudáveis ou cadastro no aplicativo Caixa em Movimento.
Os representantes dos empregados são contrários a proposta da Caixa Econômica Federal e para o 1º delta por considerarem que o modelo apresentado prejudica para todos os empregados, especialmente os funcionários que estarão de férias ou licença médica no fim do ano, sem condições de atender aos critérios exigidos. Eles endossaram o pedido de um delta linear.
Além disso, o representante da Feeb-SP/MS, Tesifon Quevedo Neto, lembra também que os critérios envolvendo dois cursos à distância na conquista do 1º delta – Coursera e Busuu – não são claros. “Faltou a Caixa esclarecer se os cursos poderão ser feitos dentro da jornada de trabalho ou fora dela, bem como a efetiva utilidade de curso de línguas no desenvolvimento dos trabalhos rotineiros de uma unidade da Caixa”, observa.
á para ser elegível ao 2º delta, a Caixa propôs que o empregado terá que ter, pelo menos, 300 dias do ano atuando em unidade com nota final 100 no Resultado.Caixa, sendo que o 2º delta será distribuído para 20% dos que ganharem o 1º delta.
A representação, por sua vez, exige a utilização integral do 1% do orçamento previsto para as promoções tanto para a distribuição linear do 1º delta quanto para a distribuição do 2º delta.
Calendário
A Caixa ficou de avaliar as reivindicações dos trabalhadores para que o 1º delta seja linear e para que os critérios do 2º delta sejam mais justos e discutidos no GT.
A data da próxima reunião ainda será avaliada e divulgada nas próximas semanas.
(com informações Contraf-CUT)