A reunião contou com a participação do presidente Lourival Rodrigues e dos diretores Maria Aparecida (Cida), Linda Kuniyoshi, Marcos Eduardo de Moraes e Kátia Tavernaro, além do também representante do banco Fábio Sampaio, gerente de segmento PSO Campinas.
O encontro serviu para que que o Sindicato reafirmasse a preocupação com os caixas – embora não haja, até o momento, informações oficiais sobre a abertura de vagas com prioridade para esses profissionais.
Durante a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho específico do Banco do Brasil, aprovado em setembro, o banco assumiu o compromisso manter a gratificação do Caixa até dezembro deste ano, para os agentes comerciais que vinham recebendo esta gratificação.
Até o final deste ano, ficou acertado que os caixas serão priorizados nas novas funções com salário maior que o atual e que aqueles que continuarem abrindo caixa farão jus à gratificação.
A representante do banco informou que, na região de Campinas, ainda há necessidade de abertura de caixa todos os dias, devido à falta de contingente. Ela também destacou que está otimista e confiante de que as questões em aberto serão resolvidas sem impactos negativos para os trabalhadores e garantiu que o banco se manterá em contato constante com o Sindicato para compartilhar informações e discutir eventuais mudanças.
PSO
Outro tema abordado foi o modelo PSO (Plataforma de Suporte Operacional), que absorve novas demandas de serviços para preencher o tempo ocioso gerado pela redução das transações de caixa. Os diretores do Sindicato também ponderaram sobre as “travas” impostas por conta dos “claros” (vagas abertas) e suas possíveis consequências para a concorrência por novas vagas destinadas aos caixas.
Contudo, Thayse destacou que isso só poderá ser analisado após a definição oficial das vagas e das regras de concorrência. Os representantes do Sindicato reforçaram a necessidade de acesso às informações e ferramentas oferecidas pelo banco, de forma que possam orientar os caixas com segurança em suas decisões de carreira.
Eles frisaram que a escolha de carreira está nas mãos dos bancários, e que é fundamental que eles tenham todas as informações disponíveis para fazer uma escolha consciente e tranquila. A reunião foi considerada produtiva pela diretoria do Sindicato, que continuará acompanhando o processo de perto para garantir o suporte necessário durante essa fase de mudanças.
15/10/2024
Sindicato e Banco do Brasil discutem futuro dos caixas
Os diretores do Sindicato estiveram reunidos na última semana com Thayse Legal, gerente de área da PSO do Banco do Brasil - responsável por Campinas e região - para alinhar informações e estratégias em relação às vagas e funções dos caixas.