“É fundamental que as pessoas busquem tratamento psicológico caso percebam que algo não está bem. Sabemos que o trabalho é um fator de adoecimento, e reafirmamos o papel do Sindicato de estar ao lado do trabalhador sempre que ele precisar”, destaca o diretor de saúde, Gustavo Frias.
Para Gustavo, é importante lembrar que o processo de adoecimento dos bancários está diretamente relacionado ao assédio moral e as metas abusivas tão comuns nos modelos de gestão dos bancos.
Em 2023, um estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Contraf-CUT, apresentado no primeiro semestre deste ano, revelou que, além do alto índice de adoecimento na categoria, quase metade dos trabalhadores bancários com a saúde mental afetada estava em acompanhamento psiquiátrico.
Deste grupo, 91,5% afirmaram utilizar medicações prescritas por médicos. Já a Consulta Nacional dos Bancários, que neste ano ouviu quase 47 mil trabalhadoras e trabalhadores, trouce outros dados significativos sobre o tema.
Quando questionados sobre os impactos da cobrança excessiva pelo cumprimento de metas na saúde, 67% dos bancários afirmaram ter preocupação constante com o trabalho; 60% relataram cansaço e fadiga constantes; 53% sentiram desmotivação e vontade de não ir trabalhar; e 47% relataram crises de ansiedade ou pânico.
Vale destacar ainda levantamento recente do Dieese, com base em dados do INSS e da RAIS, que mostrou que o afastamento de bancários relacionado à saúde mental, em 2022, foi três vezes maior que a média de afastamentos em todas as categorias.
“O combate as metas e ao assédio é uma luta constante do movimento sindical. Por isso, é importante reafirmar nesta data o compromisso do Sindicato em lutar pela saúde e bem-estar do trabalhador. Temos um plantão de saúde para auxiliar os trabalhadores adoecidos e, recentemente, firmamos uma parceria com o curso de psicologia da PUC para oferecer um espaço de escuta aos bancários que enfrentam problemas no trabalho.”
Saiba mais sobre a parceria aqui.
Fale com o Sindicato no atendimento sobre plantão de saúde: (19) 99666-0276.