A assinatura será amanhã, 10/09, em São Paulo, junto com os outros Sindicatos que também aprovaram os acordos. A validade é de dois anos (2024-2026), assegurando todos os direitos e reajustes previstos já a partir deste mês.
“Realizamos uma nova assembleia, excluindo do ACT a cláusula 17 (sobre demissão imotivada), e levando em conta a aprovação em sindicatos como o de São Paulo e Brasília. A renovação do ACT dos funcionários do Banco do Brasil traz avanços significativos para o funcionalismo em situações importantes”, diz a diretora do Sindicato, Maria Aparecida (a Cida), que participou das mesas de negociação.
A assembleia desta segunda-feira teve participação de 764 bancários, dos quais 426 votaram (55,76%) a favor da aprovação e assinatura da CCT e do ACT; enquanto que 265 (34,69%) votaram por rejeição e realização de greve. A abstenção foi de 9,55% (73 votos).
Entre os avanços conquistados com o ACT estão: 1) elevação do teto da PLR (com limite de sete salários por ano), incluindo o compromisso do BB em fazer o pagamento da antecipação da PLR após três dias úteis da assinatura do acordo; 2) a revisão dos cargos de assistente de negócios, supervisor de atendimento e caixas e abertura de 6,7 mil novas vagas de 6h e 8h; 3) priorização dos caixas nas concorrências para novas vagas; 4) retorno dos vigilantes em todas as agências de varejo, com ou sem numerário (veja mais aqui).
Bancos privados
Também será realizada nesta terça-feira a assinatura da renovação da CCT para os bancos privados da base do Sindicato. A proposta foi aprovada com 56,11% dos participantes (441 votos), enquanto os votos contrários somaram 38,08% (305 votos). A abstenção foi de 5,09% (40 votos).
O acordo da CCT aprovado nos bancos privados e no BB prevê reajustes, já neste mês, de 4,64% para salários, VA e VR, PLR e todas as demais verbas. Para 2025, o acréscimo será baseado na reposição da inflação (INPC), mais ganho real de 0,6% sobre salários e todas as demais verbas.
Além disso, fica assegurada a antecipação da PLR para setembro, a antecipação do pagamento da 13ª cesta alimentação para outubro, manutenção das cláusulas da Convenção 2022-2024 e inclusão de novas cláusulas sociais (saiba mais aqui).
Clique aqui e saiba mais sobre a Campanha para a Caixa.