
Desde o início do debate sobre cláusulas econômicas, os bancos insistem em propostas que implicariam em perdas à categoria e que, portanto, são rejeitadas ainda na mesa.
Depois de oferecer inicialmente, na semana passada, apenas 80% da inflação (INPC), na rodada de hoje, a proposta da Fenaban foi dividir a categoria em cinco faixas salariais.
A primeira receberia o reajuste em setembro, e assim sucessivamente, até a quinta faixa, que teria o reajuste somente em janeiro de 2025. Com essa proposta, na primeira faixa o ganho real seria de irrisórios 0,09%; na segunda faixa pior ainda, de 0,04%. As demais faixas não teriam ganho real.
Além disso, 34,9% dos bancários, que estão na última faixa, não teriam reajuste na data-base, apenas a reposição da inflação em dezembro. O Comando rejeitou. “A proposta que a Fenaban trouxe para mesa segue insuficiente e inaceitável. Já foi recusada e esperamos uma postura diferente na negociação desta quinta-feira. Esse processo tem sido exaustivo, mas importante para mostrar a Fenaban que queremos uma proposta decente”, resumiu o presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues.
Vale lembrar que a Fenaban também não trouxe propostas de aumento nos vales, nem melhoria na PLR, que também são reivindicações da categoria. “A proposta (de reajuste salarial) é péssima, divide a categoria. Além disso, prejudica o pagamento da PLR, que seria antecipada apenas em novembro e também sem ganho real”, avaliou a coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.
Próximos passos

As negociações com a Fenaban serão retomadas nesta quinta-feira (29), a partir das 10h30. Além disso, amanhã também terão negociações dos bancos públicos Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, a partir do meio-dia.
Também nesta quinta-feira, às 18h30, o Sindicato, em parceria com a Feeb-SP/MS, realiza plenária virtual para explicar aos trabalhadores os próximos passos da Campanha Nacional dos Bancários 2024 e debater sobre as estratégias de mobilização.
No dia 4 de setembro, em horário ainda a definir, será realizada assembleia para deliberação sobre renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. Acompanhe o site do Sindicato para mais informações.
(Com informações Contraf-CUT)