
Nesta quarta-feira (24/07), véspera de uma nova rodada de negociações da Campanha Nacional, o movimento sindical bancário realiza, em todo o país, o Dia Nacional de Luta #MenosMetasMaisSaúde.
O objetivo, seja através de ações nas ruas ou nas redes sociais, é pressionar os bancos contra o modelo de gestão que afeta a saúde metal dos trabalhadores, visando apenas o lucro.
O Sindicato vem abordando o tema nas reuniões da diretoria nas agências das cidades da base, iniciadas em junho e que seguem durante este período de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.
O presidente, Lourival Rodrigues, destaca a importância da mobilização dos trabalhadores nesta quarta-feira e lembra que o cuidado com a saúde está entre as prioridades da pauta de reinvindicações da campanha deste ano. “Nossa preocupação é em assegurar um ambiente de trabalho mais humano e saudável”, diz.
Um dos motivos de alerta citados pela representação para a realização do Dia Nacional é a pesquisa “Avaliação dos Modelos de Gestão e das Patologias do Trabalho Bancário”, realizada pela Contraf-CUT, em parceria com o Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UNB), no final de 2024.
Ela revelou que 80% dos trabalhadores bancários tiveram ao menos um problema de saúde relacionado ao trabalho no último ano. Destes, quase metade estavam em acompanhamento psiquiátrico.
O principal motivo declarado para a busca de tratamento médico foi o trabalho. Entre os que estavam em acompanhamento psiquiátrico, 91,5% utilizavam medicações prescritas pelo psiquiatra, percentual que reduzia para 64,4% entre os que estavam em outros tipos de acompanhamento médico.
Vale lembrar que nosso Sindicato possui plantão de atendimento exclusivo para questões relacionadas a saúde. O agendamento deve ser feito através do setor de atendimento, pelo telefone 19 99666-0276 (whatsapp).
Campanha nacional
Agendada para quinta-feira, 25/07, a quarta rodada de negociações entre representantes dos Sindicatos, que estão no Comando, e a Fenaban, terá como tema saúde e condições de trabalho, com foco na política de metas praticadas pelas empresas.
Faça parte da lista de transmissão do Sindicato e receba em tempo real as últimas notícias da Campanha Nacional 2024. Salve nosso número em seus contatos (19) 97118-1837 e preencha formulário disponível aqui.