
Nessa quinta-feira (18/07), os representantes dos bancários – incluindo o presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues, realizam mais uma mesa de negociação com a direção da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) dentro da Campanha Nacional 2024.
O debate desta vez é sobre direitos das pessoas com deficiência (PcD) e de pessoas neurodivergentes, termo que abrange pessoas de condições neurológicas fora do padrão convencional, como autismo, TDAH e dislexia.
Essa é a primeira mesa temática sobre saúde e também questões relacionadas à segurança bancária estão na pauta. Na semana que vem, no dia 25/07, será discutido a adoecimento da categoria e sua relação com as formas de gestão dos bancos.
Ainda nesta quinta-feira, a categoria realizará, durante a mesa de negociação, ações nas redes sociais das 9h às 11h, com a hashtag #JuntosPorInclusão.
Dados sobre o tema
Segundo relatório do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), elaborado a partir da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de 2022, existem 17.417 bancários PcD no país, ou 4% da categoria, sendo entre eles:
* 56% com deficiência física.
* 10% com deficiência auditiva.
* 21% com deficiência visual.
* 2% com deficiência mental.
* 1% com deficiência múltipla.
* 10% reabilitados.
Campanha Salarial
Faça parte da lista de transmissão do Sindicato e receba em tempo real as últimas notícias da Campanha Nacional 2024. Salve nosso número em seus contatos (19) 97118-1837 e preencha formulário disponível aqui. Para atendimento, entre em contato com (19) 99666-0276 (whatsapp).