
O tema foi “cláusulas sociais” com foco na apresentação das propostas de redução da jornada de trabalho de cinco para quatro dias semanais, sem perdas salariais, e de reajustes nas verbas relacionadas ao teletrabalho.
“Na reunião com a Fenaban, destacamos a importância da semana de quatro dias para melhorar a qualidade de vida dos bancários e reduzir o adoecimento da categoria. Também queremos ampliar as ajudas de custo para o teletrabalho, já que os bancos tiveram uma redução de 17% nos custos administrativos, conforme estudo do Dieese”, diz o presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues, que participou da mesa de negociação.
“Esses dois temas foram os principais da nossa pauta. Por enquanto, os bancos irão analisar nossas demandas, mas acreditamos que o setor tem todas as condições para atender à nossa solicitação de uma jornada reduzida”, completa o presidente.
Na reunião, os representantes dos trabalhadores destacaram dados de pesquisas que endossam as propostas. A pesquisa da 4 Day Week Global, iniciada em janeiro com 21 empresas brasileiras, por exemplo, aponta melhorias significativas em execução de projetos, criatividade, inovação, cumprimento de prazos e captação de clientes.

Quanto aos trabalhadores, houve redução de exaustão, insônia, aumento na prática de exercícios e melhor qualidade do sono.
Juvandia Moreira, coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidente da Contraf-CUT, enfatizou que a jornada de quatro dias é prioridade para 42% dos trabalhadores que responderam a Consulta Nacional dos Bancários de 2024, , ficando atrás apenas da manutenção de direitos, emprego e combate ao assédio moral.
Foi apresentado ainda levantamento do Dieese que indica que a implementação da jornada reduzida poderia criar mais de 108 mil vagas no setor bancário e até 240 mil se aplicada a trabalhadores com jornada de 30 horas semanais. Na área de TI dos bancos privados, a redução poderia gerar mais de 7 mil novos postos de trabalho.
Teletrabalho
Sobre o teletrabalho, 33% dos bancários estão atualmente trabalhando nesse regime, com a maioria em modelo híbrido, segundo a Fenaban. O Comando Nacional solicitou a ampliação do teletrabalho e o aumento do valor da ajuda de custo, atualmente em R$ 1.084,29 por ano – argumentando que, ao contrário dos bancos, que tiveram redução nos custos com o teletrabalho, os itens como despesas domésticas, ar-condicionado, aluguel e taxas, energia elétrica residencial e plano de telefonia móvel, aumentaram significativamente.
O Comando Nacional também planeja organizar uma plenária para profissionais em teletrabalho e manter mobilizações para reforçar as conquistas e impedir a retirada de direitos.
A próxima reunião está agendada para 11 julho com tema “igualdade de oportunidades”, saúde e condições de trabalho, e cláusulas econômicas” – as reuniões estendem-se até 20 de agosto. O objetivo é renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, cuja data-base é 1º de setembro. (Com informações Contraf-CUT)
Faça parte da lista de transmissão do Sindicato e receba em tempo real as últimas notícias da Campanha Nacional 2024. Salve nosso número em seus contatos (19) 97118-1837 e preencha formulário disponível aqui. Para atendimento, entre em contato com (19) 99666-0276 (whatsapp).