
Um dos pontos principais deste debate é a defesa da jornada de quatro dias semanais para os bancários, sem redução salarial, e com manutenção da abertura dos bancos de segunda a sexta-feira.
A Contraf-CUT irá apresentar relatório feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em estudos e programas pilotos no Brasil e em outros países, liderados pela organização não governamental 4 Day Week Global, que revela que a redução da jornada para quatro dias, além de proteger empregos, melhora a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores.
Também na reunião, entre representantes dos Sindicatos de todo o País e integrantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), serão debatidos outros temas relacionados ao teletrabalho, segurança física e digital no setor bancário.
Renovação da CCT
As mesas de negociações são parte do calendário da Campanha Nacional deste ano para renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e acordo específicos pelos próximos dois anos (2024/2026), lembrando que a data base dos bancários é 1º de setembro.
No último dia 26 de junho, foi realizada a primeira mesa de negociações com o tema trabalho que abordou a defesa dos empregos, o fim da terceirização no setor bancário e impactos da tecnologia, entre elas a inteligência artificial, para a categoria.
Mobilização nas redes
Também nesta terça-feira, os bancários estão convocados para mobilização nas redes sociais com a hastag #JuntosPelaJornadaDe4dias, das 9h às 11h, como forma de pressionar a Fenaban neste ano de campanha salarial.
Faça parte da lista de transmissão do Sindicato e receba em tempo real as últimas notícias da Campanha Nacional 2024. Salve nosso número em seus contatos (19) 97118-1837 e preencha formulário disponível aqui. Para atendimento, entre em contato com (19) 99666-0276 (whatsapp).
