
A reunião é parte da mobilização da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e acordos específicos, lembrando que a data base dos bancários é 1º de setembro.
O tema desta primeira mesa foi emprego bancário e cenário atual, incluindo impactos da tecnologia na categoria. “O debate feito foi amplo e abrangeu questões que são parte da rotina dos trabalhadores bancários, entre eles a terceirização, citando o exemplo do Santander, as demissões em bancos como Itaú e Bradesco, e como isso afeta a saúde mental, e o impacto da inteligência artificial no emprego”, conta o presidente Lourival Rodrigues.

Ele participou da mesa de negociação representando também a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS). “Abordamos também a pejotização e outras formas que são utilizadas pelos Bancos para burlar o trabalho bancário e como isso deixar os trabalhadores sem serem abrangidos por nossa CCT; pedimos que as homologações voltem aos Sindicatos; e também, entre outros temas, sugerimos que a Fenaban assine um pré-acordo para garantir a manutenção dos direitos da CCT caso a negociação de renovação estenda a data base (ultratividade).”
A Fenaban, através de seus representantes, levará as demandas aos bancos. Foi agendado que a próxima mesa de negociação, no dia 02/07, terá como tema Cláusulas Sociais.
Mobilização nas redes

Também nesta quarta-feira (26/06), das 9h às 11h, bancários realizaram um tuitaço na Rede X com a hashtag #JuntosPorEmprego, marcando a @Febraban, contra demissões e terceirizações.
Dados do Dieese mostram que a categoria bancária perdeu 79,5 mil postos de trabalho entre 2012 e 2022, e mais 3.325 até abril de 2024. Em contraste, o ramo financeiro (exceto bancários) criou 24 mil postos no mesmo período.
Atualmente, o Brasil possui cerca de 240 mil correspondentes bancários, muito mais do que o número de agências, contratados principalmente pelos maiores bancos.
Em 2023, os bancos brasileiros investiram R$ 39 bilhões em tecnologia, com um aumento esperado de 21% para 2024. Em 2023, o lucro dos bancos atingiu um recorde de R$ 144 bilhões.
A #juntosporemprego ficou em 1º lugar entre os assuntos mais comentados na rede social, pela manhã, reafirmando a força e a capacidade de união da categoria. Fique atento e participe da próxima ação no X na Rede no dia 02 de julho.
Confira o calendário das próximas reuniões com a Fenaban divulgado pela Contraf-CUT:
Julho
2/07 – Cláusulas sociais
11/07 – Igualdade de oportunidades
18 e 26/07 – Saúde e condições de trabalho: incluindo discussões sobre pessoas com deficiência (PCDs), neurodivergentes e combate aos programas de metas abusivas
Agosto
6 e 13/08 – Cláusulas econômicas
20/08 – Em definição
27/08 – Em definição
Lista de transmissão
Faça parte da lista de transmissão do Sindicato e receba em tempo real as últimas notícias da Campanha Nacional 2024. Salve nosso número em seus contatos (19) 97118-1837 e preencha formulário disponível aqui. Para atendimento, entre em contato com (19) 99666-0276 (whatsapp).