
A Campanha 2024, vale destacar, começou oficialmente nesta terça (18), com a entrega da minuta de reinvindicações pelo Comando Nacional à Fenaban (foto ao lado).
“A ação nas agências foi uma oportunidade para estarmos com os bancários, reafirmando nosso compromisso em defesa da manutenção dos direitos e da inclusão de novas cláusulas. Temos também um preocupação grande com o adoecimento da categoria e por isso vamos insistir em menos metas e mais saúde”, avalia o presidente Lourival Rodrigues.
O documento foi construído a partir de diversas conferências estaduais e regionais, considerando ainda a coleta de dados da Consulta Nacional dos Bancários, realizada com quase 47 mil trabalhadores e trabalhadoras.
A pauta ainda foi validada na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e, em seguida, de assembleias em todo o país – incluindo a do Sindicato.
Entre as prioridades apontadas pela categoria estão: reajuste com inflação mais aumento real de 5% (INPC na data-base), valorização do VA e VR, igualdade salarial entre homens e mulheres, jornada de 4 dias, fim das metas abusivas e defesa dos bancos públicos.
Caixa e BB
Também nesta terça, os representantes da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa também entregarão, aos respectivos bancos públicos, as minutas de reivindicações para a renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos de cada banco público.
Além da entrega dos documentos de reivindicações para a renovação da CCT e das ACTs específicas, sindicatos e federações realizarão, em várias cidades, o lançamento da campanha deste ano, sob o slogan “Futuro se faz juntos!”, nas ruas e nas redes sociais.
Acompanhe o site do Sindicato e esteja atualizado sobre a Campanha Salarial 2024.











Fotos: Banco de Imagens/SEEBCR