O resultado acompanha o das demais assembleias realizadas em todo o País. O índice de aprovação da pauta – definida durante a 26ª Conferência Nacional -, em todo o Brasil, é superior a 95%.
A próxima etapa é a entrega do documento pelo Comando Nacional dos Bancários à Federação Nacional do Bancos (Fenaban), na próxima terça-feira (18).
“Podemos dizer que agora, com o resultado positivo da assembleia, oficialmente damos início a Campanha salarial 2024. Vamos para a primeira reunião com a Fenaban, dia 18, que definirá o calendário de negociação”, explica o presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues.
“Importante destacar que, cada vez mais, precisaremos do envolvimento dos bancários durante a campanha, acompanhando as informações e estando junto com o Sindicato na renovação da Convenção. Essa unidade é fundamental!”, completa.
Como definido e aprovado pela categoria, na campanha deste ano, são prioridades: aumento real de 5%, mais reposição da inflação, sobre salários e demais cláusulas econômicas (INPC +5%), incluindo reajustes nos tíquetes e PLR; além da manutenção dos direitos já conquistados e a inclusão de novas cláusulas.
As propostas da minuta, vale lembrar, foram o resultado de uma série de discussões feitas em conferências estaduais e regionais, em todo o país, e também com base na Consulta Nacional da categoria que, neste ano, contou com a participação de 46.824 respondentes.
O documento também foi aprovado durante a 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada entre os dias 7 e 9 de julho, em São Paulo, com a participação de mais de 600 delegados de todo o País.
Bancos públicos
No mesmo dia da entrega da minuta à Fenaban, os representantes da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa também entregarão, aos respectivos bancos públicos, as minutas de reivindicações para a renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos.
As pautas de reivindicações foram aprovadas, respectivamente, no 34º Congresso Nacional dos Funcionários do BB (CFNBB) e 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), realizados também neste mês de junho.
Também nos próximos dias, serão entregues aos Bancos as minutas específicas aprovadas nos Encontros Nacionais do Itaú e Bradesco. O aditivo do Santander já foi entregue.
(Com informações Contraf-CUT).
Esses são eixos da pauta de reivindicações aprovados na 26ª Conferência Nacional:
•Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos
•Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas
•Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro
•Defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário
•Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda
•Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR
•Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva
•Ampliação da sindicalização
•Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores