
O cronograma do dia inclui, ainda pela manhã, a realização dos painéis: Análise de Conjuntura, sendo convidado Pedro Estevam Serrano (professor de direito constitucional e teoria do direito da PUC-SP); e Inteligência Artificial e seus Impactos na Vida e nos Empregos, com Sérgio Amadeu, doutor em ciências politica pela Universidade de São Paulo.
Na parte da tarde, a programação prevê os debates sobre Regulamentação do Sistema Financeiro Nacional, com Gustavo Cavarsan (economista do Dieese) e Moisés Marques (doutor em política internacional); e Desempenho Recentes dos Bancos e Impactos na Campanha Nacional da Categoria Bancária, com as economistas do Dieese, Vivian Machado e Rosangela Vieira Santos.
“Mais uma vez estamos reunidos para definir as pautas e estratégias da Campanha Nacional. O mais importante desse debate todo é que os bancários estejam unidos e fortalecidos para conquistar a reposição das perdas salariais, a manutenção dos direitos e por melhores condições de trabalho, uma vez que a questão do adoecimento da categoria é muito séria”, destaca o presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues.
Abertura

Ontem (7/6), foi realizada a cerimônia de abertura da 26ª Conferência Nacional, com participação de delegados e delegadas de diversas federações e centrais do País. David Zaia, presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS) falou da importância da história de construção das campanhas nacionais ao longo dos anos e reafirmou a importância da unidade da representação.

“Podemos ter divergências, mas a unidade é fundamental para que a gente possa responder aos desafios atuais do setor e faremos isso mais uma vez com a mobilização dos bancários e renovando a Convenção Coletiva de Trabalho, realizando uma grande campanha nacional”, disse Zaia.
Também ontem foi realizado o lançamento do livro “10 anos da Operação Lava Jato: impactos nos empregos e na soberania nacional”, obra organizada pelas juristas Gisele Cittadino e Carol Proner,. O jornalista Luis Nassif, autor de um dos artigos contidos na obra, participou da mesa de lançamento e fez um balanço da conjuntura política pós Lava Jato no Brasil.