
“O Conecef foi um encontro muito rico, com ampla participação dos delegados. A pauta é muito extensa, e a proposta da campanha é não apenas manter os direitos já conquistados, mas avançar bastante em temas ainda não alcançados”, avalia a diretora do Sindicato, Lilian Minchin.
Uma das prioridades tratadas no encontro é justamente a revisão do Estatuto da Caixa, permitindo o fim da limitação do teto de gastos de 6,5% da folha com o Saúde Caixa, bem como a manutenção do modelo do plano.
“Outro ponto considerado imprescindível é o fim do equacionamento da Funcef. Na mesa sobre esse tema, todos os delegados que tiveram a oportunidade de falar criticaram veementemente a proposta apresentada recentemente pela Funcef/Caixa, que retira direitos dos participantes e não trata questões importantes como a do contencioso de responsabilidade da Caixa”, completa ela.

“No geral, foi um Congresso com poucas divergências, diante de muito consenso sobre a importância de se derrubar o teto do Saúde Caixa e a crítica à postura da Funcef/Caixa sobre a proposta de equacionamento elaborada sem diálogo com a categoria, através de suas representações. A organização se comprometeu a publicar as resoluções em um prazo máximo de 15 dias”, conta Marcelo Lopes de Lima, diretor do Sindicato que também participou do Congresso.
Além de Lilian e Marcelo, o Sindicato esteve representado no 39º Conecef também pelos diretores Gabriel Musso, Carlos Augusto Silva “Pipoca” e outros cinco delegados de base.
