
O objetivo é debater sobre os principais pontos relacionados ao dia a dia de trabalho da categoria e definir a pauta de reivindicações e as estratégias de negociação da Campanha Nacional da categoria.
O Sindicato mais uma vez estará presente com sua diretoria, reafirmando a importância da Conferência Nacional. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) estima que estarão presentes mais de 600 delegados de todo o País.
“Este é um momento muito importante no trabalho dos Sindicatos para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e na luta para assegurar direitos dos trabalhadores do ramo financeiro. É nesse encontro que definimos as pautas de negociação e calendário para os próximos meses, lembrando que nosso acordo termina no dia 31 de agosto”, destaca o presidente Lourival Rodrigues.
Ele reafirma que a Conferência é parte da programação do movimento sindical neste ano de Campanha Nacional e que anteriormente foram realizadas conferências por estados e federações. “Também realizamos a pesquisa nacional, que ouviu os trabalhadores (e cujos resultados serão apresentados na Conferência), e os encontros dos bancos, nos dias 4, 5 e 6 agora, quando discutimos as pautas de cada banco e agora vamos para a Conferência. É importantíssimo esse encontro”, completa.
Organização e mobilização nacional
O movimento sindical bancário é referência para outras categorias pela grande organização e mobilização de suas campanhas. E isso só acontece porque todas as bancárias e todos os bancários podem participar desde a definição das prioridades e estratégias da campanha, até a aprovação final das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e dos acordos específicos por bancos.
Isso contribui para que a campanha se fundamente nos reais anseios da categoria, que se vê verdadeiramente representada na pauta de reivindicações e, até mesmo por isso, participa das atividades propostas pelo Comando Nacional e pelos seus sindicatos.
“Os bancários, organizados por seus sindicatos, federações e pela Contraf-CUT e o Comando Nacional, se mobilizam e se unem na luta para garantir seus direitos e obter novas conquistas”, observa Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT. (Com informações Contraf-CUT)
Confira programação completa:
