O Santander, como exemplo, anunciou três ações para auxiliar os mais de 1200 funcionários localizados nas regiões afetadas: a antecipação do décimo terceiro salário, abono do ponto eletrônico para as ausências no mês de maio e o reforço no suporte do PAPE, que acolhe não somente os funcionários, como as famílias, num atendimento 24 horas por dia.
O secretário de Saúde da Contraf-CUT, Mauro Salles, elogiou as medidas, mas demandou mais ações, como a suspensão de cobrança de metas e a não abertura de agências em condições sanitárias precárias. O movimento sindical também pede linha de crédito para funcionários afetados.
A COE do Santander reforça a importância das medidas como gesto de solidariedade, monitorando e reivindicando a não cobrança de metas até a normalização da situação. Já o representante dos trabalhadores do Santander, Casemiro Luiz, agradeceu a solidariedade do movimento sindical e ressaltou a urgência de ações conjuntas para enfrentar a crise ambiental e reconstruir o estado.
BB e Itaú
Também em resposta à tragédia ambiental no Rio Grande do Sul, o Banco do Brasil revelou ter adotado um pacote emergencial para ajudar os trabalhadores e clientes afetados. São exemplos de medidas: reforço no atendimento das redes de gestão de pessoas, liberação do Programa de Assistência Social (PAS), flexibilização de antecipação de férias e abono de faltas em situações de calamidade pública, além de adiantamento salarial.
Segundo dados iniciais do banco são 181 de trabalhadores (107 funcionários e 74 terceirizados) impactados pelas inundações no estado. O BB adiantou os benefícios alimentação/refeição e cesta alimentação de junho aos trabalhadores do RS, e implementou medidas de comunicação interna para manter os funcionários informados.
Ainda segundo o BB, o pacote estará em vigor enquanto durar o estado de calamidade pública. Apesar de avaliar as medidas como importantes, o movimento sindical espera que o pacote seja ampliado para abranger todos os afetados pela crise, incluindo terceirizados.
Vale lembrar que a presidente do BB, Tarciana Medeiros, anunciou nesta quinta-feira que mais de R$ 50 milhões serão alocados em apoio aos clientes por meio da Fundação Banco do Brasil.
E também o Itaú anunciou medidas para mitigar os impactos sobre seus funcionários. Uma delas é a antecipação da Gratificação Semestral, além do pagamento adiantado da primeira e segunda parcelas do décimo terceiro salário. Adicionalmente, o banco também efetuou o pagamento dos estagiários. Outras alternativas estão sendo estudadas e, assim que finalizadas, serão divulgadas.
Campanha do Sindicato
O Sindicato mantém até 31 de maio uma campanha para arrecadação financeira destinada à auxiliar os moradores dos municípios afetados pelas enchentes. A ação resgata o programa Bancários Solidário. Quem quiser participar, pode fazer sua doação, de qualquer valor, via PIX do Sindicato (Banco Bradesco – chave pix: CNPJ 46106480-0001/70).
Clique aqui para acessar QR Code.
O Sindicato informará posteriormente valor arrecado, como e para quem será feito o repasse.