Após receber inúmeras denúncias dos bancários, sobre falta de funcionários, pressão indevida e até dificuldade de ir ao banheiro, o Sindicato, representado pelos diretores Vander Cunha, Guilherme Nunes, Alex Viana e o presidente Lourival Rodrigues, reuniu-se no mês de abril com os representantes do banco, Gustavo Barbosa e Bruno Honório (do setor de relações sindicais).
“O Banco diz que é do futuro, mas deixa as agências físicas com poucos bancários para atender clientes e usuários. Além disso, sobrecarrega quem está em home office ou no Polo Digital. Isso é futuro? E quanto ao futuro dos trabalhadores?”, ressalta Vander.
Uma das principais preocupações tratadas na reunião refere-se ao sistema Dynamics, utilizado pelos bancários em home office, que apresenta falhas recorrentes. Uma delas é não permitir o uso das funções “ocupado” e “volto logo” quando o bancário está em atendimento ou necessita ir ao banheiro.
O sistema sobrecarrega o trabalhador com até quatro atendimentos simultâneos, com tempo máximo de 15 minutos para finalização (já o primeiro contato deve ser feito em até no máximo 2,5 minutos), com penalização diretamente na semestral se não cumprido.
“O problema é que, como está hoje, tem trabalhador levando o computador com ele em todos os lugares, além de sentir-se pressionado a todo momento”, destaca a diretora do Sindicato, Simone Patette.
Outros temas
Também a falta de infraestrutura no prédio do Polo Serviços Digitais, sem espaço suficiente para almoço e filas nos banheiros, agrava a situação no Itaú – ainda mais diante da expectativa de novas contratações, no mesmo espaço. “Muitos trabalhadores já recorrem a outros andares. E isso não pode ser permitido.”, avalia o diretor Alex.
Também a pressão indevida dos gestores, com cobranças de metas e divulgação de rankings mensais, por meio de grupos de WhatsApp e Teams, foi abordada na reunião, lembrando que são práticas proibidas na Convenção Coletiva.
Ainda a metodologia do Score de Qualidade de Vendas (SQV) foi questionada, pois os bancários são penalizados pelo cancelamento de vendas, mesmo quando não têm culpa. Da mesma forma, o Sindicato cobrou explicações sobre a situação dos GR Premium, que estão recebendo metas que não condizem com as quantidades de pré-aprovados para seus clientes.
“O mais importante é reafirmar o compromisso do Sindicato com o bem-estar do trabalhador. E também pedir que o bancário nos procure sempre que sentir-se prejudicado” destaca o presidente Lourival.
O Itaú ficou de agendar uma reunião para devolutivas, em data a ser definida.