Com uma delegação de 30 pessoas, o Sindicato participou do evento em Nazaré Paulista, nos dias 11 e 12 de abril, que é preparatório para a 26ª Conferência Nacional, agendada entre os dias 7 e 9 de junho, em São Paulo – quando será definida a pauta nacional de reivindicações.
Com o tema central “Categoria Unida e Preparada para o Futuro”, a Interestadual 2024 recebeu mais de 160 dirigentes sindicais em um debate sobre o futuro do setor e as prioridades da categoria.
“O avanço tecnológico e a inclusão digital têm um impacto profundo no meio bancário. Por isso o debate da Conferência é tão importante. As mudanças estão aí e precisamos saber como fazer essa transição, protegendo o emprego e o trabalhador”, avalia o presidente Lourival Rodrigues.
Mesas temáticas dos bancos públicos e privados abordaram, como exemplo, o impacto das recentes reestruturações do Santander e Bradesco e ampliação do teto da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no Banco do Brasil.
A pauta do evento também falou sobre a defesa da previdência complementar, sistemas de metas e adoecimento; novas formas de comunicação sindical e, claro, sobre manter os direitos já assegurados e a conquista de aumentos reais.
“A Feeb-SP/MS vem acompanhando ao longo dos anos as mudanças do trabalho bancário, sempre se mantendo na vanguarda do movimento sindical. O objetivo da Interestadual é ajudar a categoria na construção dessa unidade que tanto nos diferencia”, diz David Zaia, presidente da Feeb-SP/MS.
Posse
Zaia foi reeleito presidente da Feeb-SP/MS em posse realizada durante o evento. A nova diretoria cumpre o mandato no quadriênio 2024/2028. Uma novidade é a presença de Ana Stela Alves de Lima como 1ª vice presidente. Ela segue como atual vice do Sindicato.
“Este é um novo desafio que recebo, perante os 35 mil bancários que a Feeb representa, e espero contribuir com os muitos anos que tenho nessa jornada sindical para melhor organizar e defender os interesses dos trabalhadores e dos Sindicatos”, resumiu Stela.