
Não é novidade afirmar que nossos hábitos, incluindo alimentação, qualidade de sono e até como lidamos com imprevistos, influenciam em nossa saúde. Mas será que sabemos o porquê de tal afirmação?
Será que realmente conhecemos como nosso corpo funciona? Por exemplo: qual o melhor horário para marcar uma reunião de trabalho (considerando hormônios que nos deixem com pico de atenção e concentração)? Ou como controlar a ansiedade com a respiração?
O Sindicato recebeu neste mês de março a palestra “Como Alcançar o Equilíbrio Mental e Físico”, apresentada pela fisioterapeuta integrativa Giuliana Gasparotto Damásio. Por quase duas horas, ela conversou com os diretores e funcionários e explicou mais sobre o funcionamento do corpo humano e sobre atitudes que podem ser adotadas por quem busca mais tranquilidade e autocuidado.
“Um dos pontos mais curiosos foi entender o que é a fisioterapia integrativa e como ela pode nos ajudar quando reconhecemos que existe uma interconexão entre corpo e mente”, destacou o presidente Lourival Rodrigues. “Além disso, e diante do quadro de adoecimento (sobretudo mental) expressivo na categoria bancária, o debate sobre o cuidado com a saúde ganha cada vez mais relevância”, completa Lourival.
Tudo interligado

A fisioterapia integrativa é baseada no princípio de que o corpo humano é um sistema complexo, onde todos os aspectos – físicos, emocionais, mentais e espirituais – estão interligados. Portanto, ao invés de tratar apenas os sintomas físicos de uma condição, essa abordagem visa tratar o indivíduo como um todo, considerando todas as suas necessidades e particularidades.
Entre as práticas utilizadas, Giuliana citou as terapias manuais que modulam o SNA (Sistema Nervoso Autônomo), a fotobiomodulação cerebral e corporal e o uso de equipamentos de eletroestimulação vagal ou para modulação de ondas cerebrais.
“Vivemos em um mundo acelerado, onde as informações e respostas são rápidas e influenciam nosso padrão de comportamento a todo instante. Os diversos estímulos sensoriais implicam em várias respostas no nosso corpo. Portanto, fornecer ao corpo capacidade de gerenciar essas respostas, favorece o equilíbrio da saúde física e mental”, destaca a profissional.
Confira algumas dicas importantes para uma vida mais saudável e equilibrada citadas por Giuliana, tais como:
- Aproveitar a luz natural pela manhã.
- Evitar exposição às luzes ao anoitecer (nada de eletrônicos antes de dormir).
- Adotar uma alimentação adequada com diversidade de oferta.
- Praticar atividade física constante.
- Ter pensamentos positivos (que gerem sentimentos positivos).
- Utilizar exercícios respiratórios controlados.
- Adotar práticas de meditação ou oração.
- Ter relações afetivas saudáveis.
- Optar por atividades que gerem conforto emocional.
A profissional Giuliana Gasparotto está entre os profissionais conveniados do Sindicato através do aplicativo BancáriosCPS – acesse seu perfil na categoria Terapias Alternativas / Integrativas. No Instagram, ela pode ser encontrada como @giugasparotto.