
O Sindicato esteve presente no evento, representado por 13 integrantes de sua diretoria, entre eles o presidente Lourival Rodrigues da Silva, que compôs a mesa do painel da mesa Conjuntura e Experiências de Gestão.
O módulo contou também com participação do economista Sérgio Mendonça, e ocorreu ontem, no primeiro dia de programação. Também participou, entre os palestrantes, o ex-deputado Federal e Ministro da Cultura do Brasil, Roberto Freire.
Freire provocou reflexões sobre o futuro do país e destacou a evolução da democracia, as mudanças na dinâmica familiar e os desafios da tecnologia.
“Todo o conteúdo apresentado enriquece a nossa luta, enquanto movimento sindical. O Congresso da Feeb-SP/MS é o pontapé inicial da Federação e de seus filiados neste ano de campanha salarial e de muito trabalho pela frente”, resume Lourival.
“Sabemos que os avanços tecnológicos estão transformando o trabalho do bancário e afetando diretamente a categoria. O nosso compromisso é pensar em formas da manutenção de todos os direitos dos bancários na Convenção Coletiva, além de assegurar, claro, o emprego no ramo”, completa presidente do Sindicato.
Eleição nova diretoria

Nesta quinta-feira (14/03), os mais de 140 delegados presentes no Congresso ainda elegeram os integrantes do próximo sistema diretivo da Feeb SP/MS, formado pela Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e suplentes. Em chapa única, o presidente David Zaia foi reeleito.
A vice-presidente do Sindicato, Ana Stela Alves de Lima, foi eleita também como 1º vice-presidente da Feeb-SP/MS no próximo mandato. “Cargo é encargo. Vamos trabalhar”, disse Stela cuja trajetória é muito conhecida no movimento sindical em décadas de luta.
“Ter a Stela na Federação é um reconhecimento não só da sua trajetória tão significativa de luta, mas também é algo que demonstra a força de nosso Sindicato. Além disso, acho muito importante destacarmos o quanto o trabalho da Federação, como liderança, é fundamental. São 34 Sindicatos associados, representantes de 340 municípios e mais de 33 mil bancários”, destaca Lourival.
Campanha Salarial
A regulação das novas tecnologias nos serviços bancários, com prevalência, protagonismo do trabalho humano; a ampliação da discussão com os bancos sobre as metas estabelecidas (que tanto adoecem os bancários) e a contratação para todos os trabalhadores das empresas que prestam serviços bancários estão entre os temas abordados como prioridades no Congresso para a pauta de reivindicações da campanha salarial deste ano.
Vale lembrar que os trabalhadores bancários estão convocados para participar da Consulta Nacional, já em abril. A pesquisa, que é nacional, é passo fundamental na construção das prioridades, que serão posteriormente levadas para a mesa de negociação com os Bancos.
Confira algumas fotos do Congresso:




