
O Sindicato realiza na próxima sexta-feira, dia 15/03, das 8h às 20h, de forma remota/virtual, através do site Votabem, assembleia para aprovação de proposta de acordo de compensação de horas do Itaú Unibanco e Itaú BBA.
Podem participar trabalhadores do banco de toda a base, sócios e não sócios.
O principal ponto é a alteração do regime vigente de compensação de horas de mensal para semestral – com o pagamento do saldo (se houver) no mês seguinte ao vencimento do período (de janeiro a junho e de julho a dezembro).
Saiba mais sobre a proposta:
- O acordo determina que a organização da escala de trabalho para fins de compensação das horas extras acumuladas deverá ser alinhada entre o empregado e o gestor.
- O texto prevê que horas extras realizadas de segunda a sexta-feira (até o limite de duas horas diárias) serão compensadas na mesma proporção (ou seja: uma hora de trabalho para uma hora descanso).
- Já horas extras excepcionalmente efetuadas aos sábados, domingos e feriados (limite de 8 a 10 horas diárias, de acordo com a jornada no contrato) serão compensadas na proporção de 1 hora de trabalho para 1 hora e 30 minutos de descanso posterior.
- O acordo determina que o Banco se reúna com o Sindicato a cada dois meses e apresente quantidade de horas extras realizadas pelos empregados aos finais de semana e feriados.
- Ausências abonadas por previsão legal ou garantidas na Convenção Coletiva da categoria estão excluídas da proposta.
- O regime de compensação abrangerá todos os bancários elegíveis ao controle de jornada, com exceção dos jovens aprendizes, empregados de plataformas e do setor de veículo dos seguimentos comerciais.
“O que esperamos é assegurar que o trabalhador possa planejar melhor como utilizar o saldo de horas, evitando que a decisão fique somente a cargo do gestor”, explica o presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues da Silva.
Como votar
Utilize link (clique aqui) para acessar a assembleia ou utilize o app BancáriosCPS. Se dúvidas, entre em contato com o setor de atendimentos: 19 99666-0276.