
A moção foi protocolada pelo vereador Afonso Silva, diretor de patrimônio do Sindicato. “Apresento a moção com grande preocupação, ciente de que agência bancária citada exerce fundamental papel junto a sociedade, permitindo movimentações bancárias, transações financeiras e ofertas de serviços e negócios primordiais para a comunidade em seu redor”, justificou Silva, durante a sessão.
Para ele, o fechamento da agência impede que o banco cumpra seu papel social de atendimento ao cliente e serviço para a comunidade. Ele crítica a política recorrente do Itaú, especialmente ao longo de 2023, de fechar agências físicas com o argumento de que os serviços podem ser executados digitalmente. “Sabemos que nem todo cliente tem fácil acesso à tecnologia”.
Outro ponto é a questão do emprego dos bancários, mesmo com a promessa do Itaú de que os 10 trabalhadores da agência Pinto Catão serão realocados após o fechamento. “Ainda assim, considero a decisão uma ameaça ao emprego e motivo pelo qual pedi o apoio dos demais colegas para aprovação da moção”.
O documento será entregue à direção da agência e do Itaú.