
Do total de participantes, 42% foram contrários e 2% optaram pela abstenção – houve uma participação de 40% dos bancários da base do Sindicato.
A votação foi aberta para empregados da ativa, aposentados e pensionistas titulares do Saúde Caixa e ocorreu de forma virtual, das 7h às 23h30, pelo site Votabem.
Antes da assembleia, o Sindicato realizou, também de modo remoto, uma plenária de esclarecimento sobre o tema, na última segunda, dia 4/12, para que os trabalhadores pudessem tirar suas dúvidas.
A diretoria do Sindicato também organizou reuniões nas agências com os usuários do plano sobre o atual cenário nos dias anteriores à assembleia.
“A proposta foi a possível de ser alcançada na mesa de negociação, mas é importante destacar que ela não termina aqui. Ao contrário, ela abre caminho para o Sindicato acompanhar os números da gestão do Saúde Caixa, bem como seguir com a discussão sobre alterações no teto de gastos”, avalia o presidente Lourival Rodrigues da Silva.
Após meses de negociação com o movimento sindical, a proposta mantém em 3,5% a taxa de contribuição de titulares e estipula um teto de até 7% na folha de pagamento para quem possui dependentes (leia matéria aqui).
Assembleia nacional
Nacionalmente, o acordo foi aprovado em 73,6% dos sindicatos que realizaram assembleia. No total, 51,6% dos votantes aprovaram a proposta, de acordo com apuração da Contraf-CUT. O resultado não contabiliza São Paulo, uma vez que a assembleia foi remarcada para sexta-feira, dia 8, por decisão da Justiça.