
Nela, fica mantida a mensalidade do titular em 3,5% do salário e é estipulada uma cobrança de valor fixo por dependente de R$480,00, limitado a 7%.
A nova proposta ocorre após longo processo de negociação, com idas e vindas, e compromete um valor menor do empregado, quando comparado ao apresentado na reunião anterior. “Nessa nova proposta o valor máximo de mensalidade passa a ser de 7% do salário e não mais 10%”, explica o dirigente do Sindicato, Marcelo Lopes.

Abaixo segue uma tabela de valores de exemplo por função, simulada pela Contraf-Cut após a reunião:

Vale lembrar que na proposta apresentada nesta quarta-feira, a Caixa manteve o compromisso de assumir algumas despesas administrativas, que junto com as reservas do plano, possibilitará zerar o déficit de 2023 – estimado em R$422 milhões.
Além disso, de acordo com o Comando, ocorreram avanços no compromisso de retomar estruturas que impactam diretamente na qualidade do plano de saúde como Gipes (Gerências de Filial de Gestão de Pessoas) e os Comitês de Credenciamento e Descredenciamento com a participação dos Sindicatos.
“Sabemos que a proposta está longe de ser a que o Sindicato e a categoria queriam, mas buscamos de toda forma que a Caixa assumisse parte do déficit de 2023, o que acaba sendo um ponto positivo”, avalia o presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues da Silva.
Sem mais avanço
Após a reunião desta quarta-feira, a avaliação do Comando Nacional é a de que não há mais avanço possível na mesa de negociação, o que exigiria outras ações dos empregados, levando em última instância à paralisações.
Porém, para o Comando a mobilização em torno do Saúde Caixa tem se mostrado insuficiente para forçar um retorno das negociações e diante disso a orientação do movimento sindical é aceitar a proposta da Caixa.
Neste cenário, e considerando que quem decide se aceita ou não a proposta é o bancário, nosso Sindicato convoca os trabalhadores da Caixa para participar de assembleia de aprovação da proposta apresentada pela Caixa, na próxima terça-feira, dia 5 de dezembro, on-line. (matéria atualizada em 29/11)