O módulo é parte do programa da Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e foi direcionado aos dirigentes da base da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS), sendo realizado na cidade pela primeira vez em parceria com o nosso Sindicato.
Apresentado pelos formadores da Contraf-CUT, Rafael Zanon e José Luís Vasquinho Paredes, o curso trouxe um breve resumo do cenário de luta dos trabalhadores, desde a revolução industrial iniciada na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e como se organizaram os primeiros sindicatos no mundo.
Entre os tópicos, destacam-se também a à formação dos sindicatos no Brasil, a origem da organização sindical no país, os sindicatos na Era Vargas e o sindicalismo durante a ditadura militar de 1964.
Organização sindical
Neste sábado, pela manhã, o presidente da Feeb-SP/MS e ex-presidente do Sindicato, Davi Zaia contribuiu abordando a organização sindical no Brasil sobre a ótica da categoria bancária e sua própria trajetória ao longo de década dedicadas ao sindicalismo.
“Cada vez mais, nós, dirigentes indicais, precisamos nos dedicar ao estudo e ao aprendizado porque devemos estar preparados para as novas demandas da categoria bancária e de encontrarmos novas formas de seguirmos nos estruturando em prol dos trabalhadores”, avalia Marcelo Lopes de Lima, diretor de formação sindical do Sindicato.
O curso contou com 41 participantes dos Sindicatos de Campinas, Sorocaba, Rio Claro, Naviraí, Jaú, Ribeirão Preto e Piracicaba. “O Objetivo da Contraf-CUT com o curso de formação é sistematizar o conhecimento sobre a luta sindical, ajudando a qualificar nossos dirigentes. Também é importante destacar que este é um trabalho em parceria com as Federações e os Sindicatos”, diz secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon.