
A ação integra protesto nacional do movimento sindical contra a inércia do banco para negociar a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do plano de saúde.
O acordo tem validade somente até dezembro e a maior preocupação da representação é justamente a ausência de diálogo sobre o futuro do Saúde Caixa e, consequentemente, sobre a saúde dos trabalhadores e seus familiares.
A exclusão do teto de custeio, hoje definido no Estatuto em no máximo 6,5% da folha de pagamentos, é a principal reivindicação dos Sindicatos e alternativa mais concreta para que o Saúde Caixa mantenha-se sustentável – o banco já especulou aumento nas mensalidades, que podem chegar a 100% em dois anos.
“A Caixa no momento atual parece não levar o assunto a sério. Estamos há quase dois meses sem conseguir uma reunião com o banco para que as propostas do acordo sejam debatidas e possam ser concretizadas”, diz a diretora Lilian Minchin.
Ela apresentou breve avaliação do cenário atual do Plano e das tentativas de diálogo com o banco durante plenária aos trabalhadores nesta quinta-feira (dia 26), pelo Zoom, organizada em parceria com a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
“Acho muito importante que todos os trabalhadores estejam unidos em defesa dos princípios que norteiam o Saúde Caixa desde sua criação que são o mutualismo, o pacto intergeracional e solidariedade. Porque estou dizendo isso? O banco apresentou projeções para o futuro do plano de cobrança por faixa etária, por exemplo, o que tornará sua manutenção inacessível aos empregados com mais idade e aos aposentados que já contribuíram por tanto tempo. Não é este o caminho”.
Ela faz um convite para adesão ao Dia de Luta desta segunda que, não por coincidência, também recorda o histórico 30 de outubro de 1985, data em que praticamente 100% dos empregados da Caixa paralisaram as atividades para reivindicação da jornada de seis horas e pelo direito à sindicalização. “A união de todos nós é o que mais nos fortalece nessa mobilização em prol do Saúde Caixa”.
Vista essa camisa!
Para dar visibilidade e identidade às manifestações, as empregadas e empregados foram orientados a usar roupas brancas, em referência à saúde. Entre 11h e 12h, os Sindicatos usarão o Twitter para promover o tema com aa hashtag #QueremosSaúdeCaixa .